Depois de atuar no segmento de intermediárias e grandes com os modelos Rampage, 1500, 2500 e 3500, a Ram se para para finalmente explorar o mercado de picapes médias no Brasil. Prova disso vem de um flagra recente publicado pelo perfil @BFMS, onde a inédita caminhonete de luxo da marca aparece sendo transportada em caminhão-cegonha. Os protótipos ainda usam camuflagem pesada, mas desde já deixam à mostra detalhes curiosos do projeto.
É o caso do desenho das laterais, que entrega o parentesco direto da nova picape com a Changan Hunter. A chinesa está sendo usada pela Ram como base para o projeto, dentro da mesma estratégia já adotada pela Fiat Titano e pela Peugeot Landtrek em relação à Kaicene F70. A Stellantis mantém parceria estratégica com a Changan Automobile há anos e vem daí o compartilhamento das plataformas.
No caso da picape Ram, o foco será em um modelo mais luxuoso e refinado que a Titano, exatamente como já acontece na China entre Hunter e F70 (a primeira é uma reestilização profunda da segunda). No flagra, é possível notar que a dianteira será nova e com elementos alinhados à filosofia estética das demais picapes do carneiro. A traseira, apesar da camuflagem, terá lanternas em LED e tampa da caçamba com o logo estampado.
O batismo da picape ainda é guardado a sete chaves, mas o site Autos Segredos revela que a alcunha “Ram 1200” é uma opção, seguindo o padrão já adotado em modelos maiores da marca.
Mecanicamente, todas as novidades aplicadas à Titano 2026 serão aproveitadas pela futura caminhonete: motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros herdado da Rampage, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, câmbio automático de oito marchas, freios a disco nas quatro rodas, tração 4×4 sob demanda, freio de estacionamento eletrônico e pacote Adas de segurança ativa incrementado.
Obviamente, por ser um produto mais luxuoso e caro, a futura picape média da Ram deve incorporar ainda mais equipamentos de conforto, tecnologia e segurança. Para isso, não só a estamparia externa da picape, como todo o interior serão derivados da Changan Hunter.
Isso inclui o painel central com plástico suave ao toque, forrações internas das portas laterais, bancos e uma enorme régua flutuante que agrega o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambos em telas digitais de 12 polegadas cada.
O lançamento da nova picape média da Ram no mercado brasileiro deve ocorrer apenas em 2027 e toda produção será concentrada na Argentina, ao lado da Fiat Titano. Por lá, a Stellantis vem investindo R$ 2 bilhões na planta de Córdoba e planeja transformar a unidade em “em um verdadeiro centro regional de picapes”. A meta é explorar todas as faixas do segmento e concorrer com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia desde as versões mais básicas até as opções de topo.
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Fonte: direitonews