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O WhatsApp inicia nesta segunda-feira (16) uma nova fase com mudanças na aba “Atualizações”, área semelhante ao Stories do Instagram, onde os usuários poderão passar a ver anúncios publicitários. Além disso, canais na plataforma terão a possibilidade de cobrar assinaturas por conteúdos exclusivos e também poderão pagar para obter maior destaque nas sugestões do aplicativo.
Segundo o WhatsApp, dos 3 bilhões de usuários no mundo, cerca de 1,5 bilhão acessam diariamente a aba “Atualizações”. A empresa afirma que a introdução dos anúncios tem o objetivo de ajudar empresas e criadores de conteúdo a alcançar um público maior. Importante destacar que os anúncios aparecerão somente nessa aba, sem interferir na aba “Conversas”, onde as mensagens privadas permanecem protegidas e não serão usadas para direcionar propagandas.
A publicidade exibida no Status será mostrada entre as postagens dos contatos, com foco em conteúdos empresariais. O aplicativo não acessa as conversas dos usuários, mas pode identificar seus interesses com base nos canais seguidos e na interação com os anúncios. Além disso, a propaganda poderá utilizar dados técnicos, como modelo do celular, tipo de conexão de internet e localização aproximada (cidade e país).
Outro fator para direcionamento dos anúncios é a Central de Contas, que integra perfis das plataformas da Meta (Instagram, Facebook e WhatsApp). Caso o usuário tenha essa opção ativada, dados de suas outras contas poderão ser usados para personalizar os anúncios.
Além dos anúncios, o WhatsApp liberará um recurso de assinaturas pagas em canais, inicialmente para um grupo restrito de administradores, antes da expansão para todos. Os criadores poderão definir preços para o acesso a conteúdos exclusivos, com o pagamento sendo realizado pelas lojas de aplicativos do Google e Apple, que cobram uma comissão sobre as transações.
Fonte: gazetabrasil