Chinesa GAC vai produzir carros elétricos e híbridos no Brasil em 2026


Não faltaram notícias no evento de lançamento da GAC no Brasil. Além de mostrar os primeiros veículos e revelar preços e especificações, a novata no mercado brasileiro ainda afirmou quando pretende iniciar a produção local.

Em apuração conjunta de Autoesporte e AutoData, Wayne Wei, presidente da GAC International, confirmou que os primeiros veículos nacionais da empresa serão produzidos no final de 2026. Só não há definição (ou anúncio) do local onde isso vai ocorrer.

Isso porque o executivo não confirmou se a empresa pretende construir ou comprar uma fábrica ou se vai firmar parceria com uma fabricante instalada no Brasil. Vale lembrar que, em visita oficial a China no início de maio, o presidente Lula se encontrou com a alta cúpula da GAC. Na ocasião, foi informado que a empresa passaria a utilizar as instalações da HPE, representante da Mitsubishi no Brasil e dona de uma fábrica em Catalão (GO).

A GAC também anunciou que iria aumentar os investimentos no Brasil de US$ 1 bilhão, conforme anunciado no final de 2024, para US$ 1,3 bilhão.

Na ocasião, não foram dados mais detalhes e a HPE não confirmou a informação. Na entrevista, quando questionado sobre o formato de parceria com uma outra empresa que já tem fábrica instalada, Wei afirmou que “isso está em estudo, mas é uma boa ideia”.

Em relação ao modelo de produção, se optaria por uma fábrica com todos os processos produtivos, CKD ou SKD, o executivo disse que isso também está em estudo. Vale lembrar que no CKD, as peças chegam em caixas e são armadas no local. Já o SKD tem um grau menor de complexidade, com o veículo chegando praticamente montado do exterior.

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Na ocasião, o site Brasil 247 afirmou até quais seriam os três modelos responsáveis por inaugurar a produção. São eles os elétricos Aion Y e Aion V e o SUV híbrido GS4 (neste artigo, detalhamos os modelos).

Até a definição da fábrica sair, a GAC seguirá operando como importadora. E vai usar do mesmo artifício da BYD para se antecipar à alta dos impostos de carros elétricos e híbridos, prevista para o início de julho. Até lá, chegarão mais dois navios com os carros da marca nos portos brasileiros.

Até o fim do ano, a GAC espera vender entre 6 mil e 8 mil carros, com o GS4 sendo o mais popular. Em 2026, primeiro ano cheio de operações, a meta é mais ambiciosa, chegando perto de 30 mil exemplares. Para isso, vai aumentar também a rede de concessionários, passando dos atuais 83 pontos (33 lojas completas e 50 showrooms), para 170 localidades até o final de 2026.

Fora isso, conforme Autoesporte antecipou ainda em abril, será lançado um outro modelo ainda em 2025, muito provavelmente o SUV compacto GS3, com motor apenas a combustão. Por último, em dezembro, a GAC vai abrir a pré-venda de mais dois produtos.

Nosso palpite é que chegarão o hatch compacto elétrico Aion UT, uma espécie de anti-BYD Dolphin, além de algum modelo híbrido. O SUV grande GS8 é uma aposta.

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Fonte: direitonews

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