Neta vende menos de 50 carros no Brasil e enfrenta processo de falência


A Neta Auto vive uma grave crise financeira na China desde o final de 2024 e começa a enfrentar consequências ainda mais graves agora, ao ver totalmente frustrados seus planos de recuperação. A marca esperava receber um aporte de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) até abril, para quitar dívidas e reativar suas fábricas chinesas, mas o investimento prometido não se materializou e a situação ficou ainda mais complicada.

Com vendas colapsadas e sem dinheiro, a empresa enfrenta um processo de falência aberto em seu país natal. De acordo com o site Car News China, documentos judiciais revelam que a Hozon Auto — controladora da Neta — está enfrentando um processo de revisão de falência nos tribunais chineses. O pedido foi realizado pela agência de publicidade Yuxing, com a qual a Neta acumula dívidas de US$ 730 mil (cerca de R$ 4,1 milhões) por serviços publicitários prestados em 2022 e 2023.

Segundo a lei chinesa, os credores podem iniciar revisões de falência se as dívidas não forem pagas, permitindo que os tribunais decidam sobre outras ações. O processo ainda não indica uma falência oficial, mas ressalta os sérios desafios financeiros enfrentados pela fabricante. Além da Yuxing, a Neta acumula dívidas com acionistas, fornecedores e até concessionários. Para piorar, também está envolvida em mais de 400 disputas judiciais e cerca de 90 processos de execução.

No início da semana, fortes rumores surgiram indicando que a Toyota estaria interessada em adquirir a Neta, livrando-a da má fase financeira. A ideia seria recuperar a empresa e ter um ‘braço chinês’ competitivo dentro do concorrido mercado de elétricos do país.

No entanto, a Toyota negou veementemente as especulações e disse não ter qualquer interesse na fabricante. “Nunca ouvimos falar desse assunto e pedimos ajuda para esclarecer esse rumor”, disse Xu Yiming, chefe de comunicação da fabricante japonesa na China.

A Neta entrou em crise na China no final de 2024 e precisou reduzir drasticamente sua produção após forte queda nas vendas. Desde então, contraiu dívidas da ordem de US$ 1,4 bilhão (quase R$ 8 bilhões) e vem enfrentando protestos até mesmo de concessionários, que em abril se reuniram em grupos e foram para a porta da fábrica da marca em Tongxiang, na província de Zhejiang, reivindicar providências diante de um suposto calote.

Em termos comerciais, as vendas no mercado chinês entraram em colapso, despencando impressionantes 98% em janeiro de 2025 na comparação com igual período do ano anterior. Em fevereiro não foi diferente, com cerca de 400 unidades comercializadas. Na prática, um número bem aquém das 18 mil unidades mensais que a Neta chegou a emplacar em seu melhor momento (meados de 2022).

De acordo com dados da consultoria Marklines, parceira da Autoesporte, a empresa produziu apenas 48 veículos na China em 2025. Além disso, na Tailândia, mercado considerado fundamental pela companhia, a Neta emplacou apenas 129 unidades em abril. Declínio considerável ante janeiro, quando 985 dos seus veículos foram licenciados.

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A Neta chegou oficialmente ao Brasil em agosto de 2024 com foco na comercialização de veículos elétricos. O portfólio da marca é composto pelos modelos Aya e Neta X, anunciados atualmente a partir de R$ 133.900 e R$ 209.900, respectivamente.

No entanto, na concessionária Potenza, no Rio de Janeiro (RJ), ambos estão sendo vendidos com desconto de R$ 10 mil sobre o preço de tabela. Com baixa procura e veículos parados em estoque, a loja oferece financiamento com taxa zero, IPVA, Wallbox e emplacamento grátis. O valor total dos subsídios para compra chegaria a R$ 25 mil.

O mesmo grupo tinha a previsão de inaugurar outra revenda da marca em abril deste ano na cidade de Niterói (RJ), mas interrompeu o processo de abertura devido à situação delicada da marca. Oficialmente, afirma que a loja “ainda se encontra em processo de obras”.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Neta emplacou no mercado brasileiro apenas quatro carros no final de 2024 mais 42 ao longo de 2025, totalizando 46. Foram 19 em janeiro, oito em fevereiro, nove em março e somente seis unidades em abril. O site da marca no Brasil está atualmente fora do ar, com aviso de manutenção, e não informa dados sobre os veículos.

Vale dizer ainda que a última publicação no perfil oficial da Neta do Brasil no Instagram foi feita em 17 de abril. Além disso, Autoesporte verificou que o LinkedIn da operação local já se encontra inativo.

Em resposta ao contato de Autoesporte, a assessoria da companhia enviou posicionamento da Neta Auto da Tailândia. Segue na íntegra:

“Em resposta à notícia falsa de que a empresa controladora da Neta Auto Tailândia, a Hozon Auto, faliu, a Neta Auto Tailândia declara o seguinte:

Devido a uma disputa de dívida com a Hozon Auto, a credora Yuxing Advertising entrou recentemente com um pedido judicial, solicitando que o tribunal analise se a empresa devedora possui motivos para falência (como ativos insuficientes para pagar todas as dívidas ou incapacidade evidente de pagamento). Este é um procedimento normal para lidar com dívidas no âmbito judicial. A Hozon Auto não declarou falência e não entrará com o processo de falência.

A Hozon Auto está se comunicando ativamente com vários fornecedores, incluindo a Yuxing Advertising, para chegar a uma resolução da dívida.

Atualmente, a Hozon Auto está retomando ativamente as operações normais por meio de uma série de medidas positivas, como otimização organizacional, assinatura de acordos de troca de dívida por capital com fornecedores, condução de cooperação estratégica com grandes clientes e promoção de novos financiamentos.

Como uma das primeiras marcas de veículos de nova energia a entrar no mercado tailandês, a Neta conta com mais de 25.000 proprietários de veículos no país e goza de grande confiança e excelente reputação entre os consumidores tailandeses. O primeiro carro elétrico de muitos consumidores tailandeses é da Neta, o que representa uma grande vantagem da Neta em comparação com outras marcas e a força motriz para a continuidade da boa operação da Neta no mercado tailandês.

Para reconstruir a confiança do usuário e proteger os direitos e interesses dos consumidores tailandeses, a Neta está promovendo ativamente o fornecimento de peças para melhorar o tempo de resposta e a satisfação dos reparos do usuário. Atualmente, o novo Centro de Distribuição de Peças de Reposição da Neta está em construção e a previsão é de que entre em operação formal na próxima semana. Essa mudança ajudará a integrar os recursos de peças nacionais e internacionais, agilizar o fornecimento de peças e reduzir significativamente o ciclo de fornecimento, proporcionando aos usuários tailandeses uma melhor qualidade de serviço.

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Fonte: direitonews

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