CAIRO, 20 de abril (Reuters) – Um navio transportando trigo chegou ao porto de Latakia, na Síria, a primeira entrega desse tipo desde que o ex-presidente Bashar al-Assad foi deposto por rebeldes em dezembro, informou o governo no domingo.
Autoridades do novo governo liderado por islâmicos dizem que, embora as importações de trigo e outros produtos básicos não estejam sujeitas às sanções dos EUA e da ONU , os desafios em garantir financiamento para acordos comerciais têm impedido fornecedores globais de vender para a Síria.
A Autoridade Geral Síria para Fronteiras Terrestres e Marítimas informou em comunicado que o navio transportava 6.600 toneladas de trigo. Não foi identificada a nacionalidade ou o destino do navio, mas um comerciante regional de commodities informou à Reuters que o navio era da Rússia.
“Um passo que é considerado uma indicação clara do início de uma nova fase de recuperação econômica no país”, disse a autoridade de fronteiras sobre o carregamento, acrescentando que ele deve abrir caminho para mais chegadas de suprimentos vitais.
Os comerciantes dizem que a Síria tem dependido amplamente neste ano de importações terrestres de vizinhos.
Rússia e Irã, ambos grandes apoiadores do governo Assad, forneciam a maior parte do trigo e dos produtos petrolíferos da Síria, mas pararam depois que os rebeldes triunfaram e ele fugiu para Moscou.
O governo do presidente sírio Ahmed al-Sharaa está focado na recuperação econômica após 14 anos de conflito.
Os militares israelitas reconheceram no domingo falhas profissionais e violações de ordens
Reportagem de Jaidaa Taha, reportagem adicional de Suleiman Al-Khalidi; Edição de Andrew Heavens e Andrew Cawthorne
Fonte: noticiasagricolas