Vídeo: novo Nissan Kicks é rival que T-Cross e até Compass não queriam


O novo Nissan Kicks será lançado no Brasil em junho, mas aqui na Autoesporte o SUV já chegou. Fomos até a Cidade do México (México) dirigir a nova geração com exclusividade. O modelo, que será produzido na fábrica de Resende (RJ), está maior, com motor 1.0 turbo e uma lista inédita de equipamentos para enfrentar Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e até Jeep Compass, já que seu porte agora está próximo ao de um SUV médio.

A Nissan mantém os preços do novo Kicks em segredo, mas temos estimativas. A segunda geração vai ficar acima da atual, que mudou o nome para Kicks Play e vai conviver com a nova no portfólio. Dessa forma, a tabela de valores deve ficar em uma faixa de R$ 150 mil a R$ 180 mil.

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Além das mudanças significativas de design, a segunda geração do Kicks terá do mesmo 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta de combustível desenvolvido pela Horse, que já equipa o Renault Kardian. Dados de desempenho não foram revelados, porém, originalmente, o motor da família HR da Nissan rende 110 cv e 20,4 kgfm de torque com gasolina. No Kardian, com a adoção da tecnologia flex e engenharia nacional, houve um salto para para até 125 cv e 20,4 kgfm.

Vale dizer que no modelo que testamos no México, o motor é o 2.0 aspirado de 142 cv e 19,3 kgfm com câmbio CVT. É o mesmo conjunto que equipa o Sentra.

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A Nissan deve realizar um ajuste próprio para que o Kicks tenha a identidade da marca e números diferentes, mas devem ser próximos aos do modelo francês. Um dos motivos é que o câmbio usado no Kicks será diferente da caixa automatizada de dupla embreagem do Kardian. A marca japonesa deve optar pela transmissão CVT. Além disso, todo o restante da linha (com exceção da picape Frontier) utiliza um câmbio desse tipo, facilitando a manutenção.

A nova geração está bem maior do que a atual. São 4,37 metros de comprimento (6 centímetros extras). Essa dimensão deixa o SUV compacto próximo ao de modelos médios, como o Jeep Compass (4,40 m), por exemplo. O restante das medidas são: entre-eixos de 2,66 m (+ 4 cm), largura de 1,80 m (+ 4 cm) e altura de 1,63 m (+ 2 cm).

Na dianteira, a segunda geração do Nissan Kicks traz uma grade filetada cortando o farol e dividindo as luzes de LED do DRL — que no México são de série em todas as versões. Atrás, as lanternas são divididas em três filetes, sendo que a última parte invade a tampa do porta-malas, que também cresceu de volume. A geração atual oferece 432 litros, enquanto a nova tem 466 litros, pelo menos na opção mexicana — no Brasil, este número pode ser diferentes devido aos métodos de medição.

Por dentro, o novo Kicks traz painel e central multimídia integrados, ambos com tela de 12,3 polegadas. A conexão com Apple CarPlay e Android Auto são feitas sem a necessidade de cabo e SUV passa a oferecer de série itens como freio de mão eletrônico.

A Nissan investiu R$ 2,8 bilhões na fábrica de Resende (RJ) para produzir o novo Kicks. Além dessa nova geração, a Nissan também prepara outro SUV para o mercado nacional, que faz parte deste investimento bilionária e vai ficar abaixo do Kicks Play.

Autoesporte apurou recentemente que trata-se de modelo em fase avançada de testes, já rodando com carroceria definitiva. Conforme antecipamos em fevereiro do ano passado, este é o SUV que a montadora pretende lançar até o fim do ano fiscal japonês — ou seja, até março de 2026.

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Fonte: direitonews

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