Chinesa GAC promete investir R$ 7,4 bilhões para fazer 3 carros no Brasil


A fabricante chinesa GAC Motor acaba de confirmar a produção de três carros no Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente da marca, Feng Xingya, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma audiência em Pequim (China).

Vale lembrar que, no fim de 2024, a GAC havia prometido um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) no Brasil, fábrica e 15 carros nacionais até 2030. Entretanto, na audiência com Lula, a montadora revelou que o aporte subiu para US$ 1,3 bilhão (R$ 7,4 bilhões). Com esse montante, além dos lançamentos, há um plano de instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste do país.

De acordo com executivos da GAC, uma das possibilidades em estudo é produzir três veículos na fábrica da HPE Automotores, representante da Mitsubishi em nosso mercado, em Catalão (GO). Diferentemente do que foi divulgado em outras publicações, a fábrica goiana se encontra operando e produz picape média Triton.

Assim, a GAC Motor não compraria a unidade, mas sim firmaria um acordo para produzir lá junto da Mitsubishi, aproveitando parte de sua capacidade ociosa. Mais detalhes permanecem em sigilo. No entanto, segundo informações do site Brasil 247, a marca chinesa pretende montar inicialmente no Brasil os modelos Aion V, GS 4 e Aion Y, provavelmente em formato CKD ou SKD. Falaremos um pouco mais sobre estes veículos logo abaixo.

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Durante o encontro, a fabricante chinesa também ofereceu o uso de uma frota de veículos elétricos na COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 —, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano.

Como adiantado com exclusividade por Autoesporte, a GAC estreia no Brasil neste mês de maio com o lançamento de cinco veículos distintos de uma só vez. Além disso, a empresa vai oferecer todos os tipos de motorização disponíveis em seu portfólio. Isso significa que teremos à venda no Brasil veículos apenas a combustão (gasolina ou flex), híbridos, híbridos plug-in e elétricos.

Inicialmente, haverá um carro a combustão e quatro modelos elétricos. Três desses já são conhecidos. Estamos falando dos Aion Y Plus, que deve ter preços entre R$ 170 mil e R$ 190 mil, o Aion ES, além do Hyptec HT, todos homologados no Inmetro na última atualização do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Nesta primeira fase, o quarto veículo elétrico muito provavelmente será o SUV médio Aion V, já testado por Autoesporte. Já o quinto e último modelo é um veículo a combustão. Segundo nossas apurações, o GS4 (ou Emkoo) será o escolhido para iniciar as operações da GAC no Brasil. Ao fim do ano a fabricante lançará ainda o GS3.

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Fonte: direitonews

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