A salada de marcas chinesas que chegaram ao mercado brasileiro certamente tem maior variedade que a gama de frutas à venda em uma banca do Ceasa. Isso sem contar, claro, as empresas que estudam uma entrada em nosso país e até mesmo as que pretendem retornar — como é o caso da Changan.
A companhia, que focou em veículos comerciais em sua primeira passagem pelo Brasil, entre 2006 e 2016, quer agora enfiar os pés na porta do segmento de SUVs. O retorno ao nosso mercado já foi, inclusive, devidamente confirmado pelo próprio presidente da fabricante, Zhu Huarong.
Embora não tenhamos outros detalhes acerca da empreitada, já sabemos que a marca vem realizando alguns testes com seus veículos no Brasil. Um deles foi alvo de flagra recente publicado no Instagram pelo perfil Placa Verde (@placaverde): o Changan Uni-T Sport, variante, como o nome já deixa em evidência, com pegada esportiva do SUV .
Lançado com certo atraso em 2020 por conta da pandemia de coronavírus, o Uni-T passou por um facelift em 2023.
A unidade vista em testes no Brasil tem pegada esportiva. O spoiler traseiro proeminente, em V, e as quatro saídas do escapamento dão uma boa entregada. Isso, claro, além da maçaneta embutida na coluna — uma característica marcante do modelo e também do já conhecido Honda HR-V.
Na dianteira, o Changan Uni-T tem visual igualmente agressivo. A grade tem um design paramétrico que foge dos padrões e apresenta 150 elementos em formato de diamante para reforçar efeito tridimensional. É um conceito parecido com o do Omoda 7, que chega ao Brasil em 2025.
Os faróis, por sua vez, são extremamente afilados. As rodas têm aparência mais, digamos, ortodoxa e são de 20 polegadas.
O interior é similar ao de outros veículos advindos do mercado chinês. Traz quadro de instrumentos de 10,3 polegadas integrado à central multimídia com tela de mesmo tamanho, carregador de smartphones por indução, volante com base aplanada e console central destacado, com aparente acabamento de qualidade. As nuances entre as versões “formais” e as com pegada esportiva se concentram em detalhes, como elementos amarelados/ alaranjados (que também aparecem em molduras no exterior.
O Changan Uni-T tem 4,51 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,71 m. A título de comparação, o modelo fica próximo, em termos de comprimento, do Toyota Corolla Cross (4,46 m) e tem entre-eixos exatamente igual ao do Caoa Chery Tiggo 8 — e até mesmo superior que o de SUVs médios a combustão comercializados no país, que flutuam na faixa entre 2,60 m e 2,65 m.
Já em termos mecânicos, todas as versões do Changan Uni-T vêm equipadas com o mesmo motor 1.5 turbo, a gasolina, que rende 188 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Casa com o propulsor câmbio de dupla embreagem e sete velocidades.
O conjunto mecânico do Uni-T, vale frisar, é curioso. Isso porque o movimento inicial da Changan no Brasil tinha como ênfase SUVs elétricos. No entanto, os testes com o utilitário esportivo podem dar indícios de que a marca esteja planejando seguir caminho distinto, ampliando o leque para veículos híbridos e até mesmo, quem sabe, a combustão.
Autoesporte apurou no último Salão de Xangai que a empresa também estuda ingressar no Brasil com a tecnologia EREV. Ou seja, apenas propulsão elétrica, mas com um motor a combustão trabalhando como gerador para alimentar as baterias.
No quesito segurança, o Changan Uni-T tem como destaques seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras 360°, alerta de saída de faixa, sistema de estacionamento autônomo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e monitoramento de ponto cego.
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Fonte: direitonews