Apresentado no mercado internacional em julho de 2024, o Audi A6 Sportback e-tron não demorou para desembarcar no Brasil. Prova disso foi dada nesta quinta-feira (8) pela própria marca ao comunicar o início da pré-venda do modelo. Com isso, clientes interessados já podem fechar negócio em uma das mais de 40 concessionárias da marca no país. O preço sugerido é de R$ 649.990, sempre na versão Performance Black.
Considerado o carro mais aerodinâmico da história da Audi, com coeficiente de arrasto (Cd) de apenas 0,21, o A6 Sportback e-tron faz uso de diversos ‘truques’ no design. A dianteira, por exemplo, tem cortinas que influenciam positivamente o fluxo ao redor da frente e das rodas.
Além disso, a grade é totalmente fechada e as rodas receberam tampões especialmente adaptados. Nas laterais, os espelhos retrovisores tradicionais foram substituídos por câmeras (opcionais), que agora são rebatíveis.
Baseado na Plataforma Elétrica Premium (PPE), também usada pela Porsche, o A6 Sportback e-tron mede 4,92 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,48 m de altura e 2,94 m de distância entre eixos. A capacidade do porta-malas traseiro é de 502 litros, enquanto o front frunk (espaço sob o capô onde seria o motor de um carro a combustão) leva até 27 litros.
No visual, destaque para o formato extremamente fino do DRL, que tem design tridimensional e assinatura luminosa digital. Os faróis foram posicionados mais abaixo e trazem uma máscara preta e tecnologia Matrix LED. Para complementar, os sensores do Advanced Driver Assistance System (ADAS) foram instalados no para-choque, que também é escuro.
Na traseira, o que mais chama atenção é a faixa de luz que interliga as lanternas. Fora isso, outra novidade é o logo da Audi, que passa a ter os anéis iluminados (solução adotada no Brasil pela primeira vez).
O A6 Sportback e-tron usa baterias de íons de lítio, tração traseira e motorização elétrica com potência combinada de 367 cv e 59,1 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em somente 5,4 segundos, com velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. A autonomia total, segundo o Inmetro, é de 445 quilômetros, enquanto o carregamento de 10% a 80% é feito em apenas 21 minutos.
Para o Brasil, o modelo está disponível nas cores Cinza Imã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam ( Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). Internamente, são duas opções de cores: Preto e Bege.
A lista de equipamentos da versão Performance Black inclui teto panorâmico de vidro com transparência selecionável, retrovisores aquecíveis, antiofuscantes e com memória, rodas Audi Sport de 21 polegadas, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros aquecidos e com ajuste lombar, pacote de luzes ambiente interativas, porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free e outros.
No quesito segurança, a Audi destaque diversas tecnologias de condução semiautônoma, como assistente de desvio e conversão, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência, sistema de frenagem autônoma (AEB) e park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro.
Há ainda assistente de troca de faixa, alerta de tráfego reverso, assistente de conversão em marcha ré, múltiplos airbags, câmeras 360°; assinaturas ópticas personalizáveis, lavador de farol e head-Up display.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Fonte: direitonews