BYD já vende mais carros que a Honda no Brasil; veja ranking


Para quem acompanha o mercado automotivo do Brasil, não é segredo que as marcas chinesas têm um peso cada vez maior nas vendas de carros. Um bom exemplo é a BYD que, em abril deste ano, superou a Honda em números de emplacamentos. No quarto mês de 2025, a marca chinesa emplacou 8.345 veículos, ocupando a 7ª posição do ranking geral. A Honda vem em seguida com 8.298 unidades comercializadas.

Em contrapartida, no acumulado deste ano, a fabricante japonesa ainda fica na frente com uma diferença até significativa. São 32.244 unidades contra 29.723 da BYD. Ou seja, 2.521 carros de diferença, já que a Honda ficou na frente da rival nos demais meses de 2025. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

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Seja como for, o avanço da fabricante chinesa, que tem previsão de começar a produzir em Camaçari (BA) em setembro deste ano, representa uma ameaça. Em 2024, por exemplo, a BYD foi a 10ª marca mais vendida do país com 76.402 vendas.

Para efeito de comparação, a Honda ocupou a 8ª posição no ano passado com 91.450 emplacamentos. E apesar dos atrasos para o início da operação da fábrica da BYD, a produção nacional ainda vai baratear os custos de produção, tornando os modelos da chinesa mais atrativos.

O restante do ranking permanece sem muitas alterações. Na liderança, está a Volkswagen com quase 27 mil emplacamentos em abril, o que confere uma participação de 16,4% no mercado. O pódio se encerra com Fiat e General Motors, respectivamente.

Falando em carros, a Honda tem como grande trunfo o Honda HR-V, que está prestes a mudar no mercado brasileiro. Mesmo com o valor inicial de R$ 156.100, o SUV compacto ocupou o 8° lugar no ranking de vendas de abril com 5.259 vendas. Outros modelos da marca, como os City hatch e sedã, não alcançaram vendas expressivas mesmo após a leve atualização no fim de 2024. Clique aqui e veja a lista dos modelos mais emplcados.

Já a BYD oferece duas peças de peso no portfólio. O Song Pro, disponível a partir de R$ 194.800, é um deles. Além de ser o híbrido mais vendido do Brasil com 3.140 licenciamentos em abril, o SUV ultrapassou pela primeira vez o Dolphin Mini, que vendeu 2.175 unidades no período.

Outro modelo em constante crescimento é o BYD King, rival do Toyota Corolla que terminou o quarto mês do ano em 31° lugar com 1.599 vendas. Ou seja, nove posições acima em relação a janeiro, quando aparecia em 40° lugar.

Em contrapartida, alguns modelos da Honda estão em queda, como é o caso do próprio ZR-V. O modelo, disponível em versão única por R$ 214.500, não aparece nem mesmo entre os 50 carros mais vendidos do país. A grande aposta da marca para o futuro é o WR-V, que retornará ao Brasil com produção após um hiato de três anos e será o SUV de entrada da marca. Resta saber qual será o resultado no fim deste ano.

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Fonte: direitonews

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