Você já deve estar familiarizado com a família de novos produtos da Fiat baseada em quatro conceitos apresentados em fevereiro do ano passado na Europa. O hatch compacto já foi lançado em sua versão de produção como Grande Panda, enquanto os demais produtos ainda estão por chegar. O SUV cupê será a segunda geração do Fastback e a picape pequena, por sua vez, a terceira encarnação da Strada.
Todos os produtos nascerão sobre a plataforma Smart Car e, com exceção da caminhonete compacta, os demais derivam diretamente dos Citroën C3 (Grande Panda), Basalt (Fastback) e Aircross. No Brasil, todas as mídias apresentaram o SUV maior, nascido da costela do Aircross, como uma nova geração do Pulse. A própria Autoesporte assim o fez. Mas não será o caso.
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Nossa reportagem pode afirmar que esse projeto, apelidado na Europa de Giga Panda, terá um nome inédito no Brasil e ficará posicionado acima tanto do projeto F1H (o Grande Panda, que, aqui, deve receber outro nome) quanto do próprio Fastback de segunda geração (projeto F2X). Trata-se do projeto F2U.
Autoesporte apurou que o projeto F2U não se chamará Pulse, nem será tratado como uma nova geração deste ou como seu sucessor direto no Brasil. Será um SUV compacto, porém de sete lugares, com nome inédito, criado para competir com a Chevrolet Spin. As dimensões serão similares às do Aircross: cerca de 4,40 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.
“É praticamente [o porte de] um Jeep Compass. Difícil um produto assim ser posicionado como um novo Pulse”, resumiu uma das fontes. Assim, o projeto F2U deve fazer as vezes de maior e mais caro SUV da Fiat no Brasil, orbitando a faixa de R$ 150 mil. Sua proposta será familiar, enquanto o Fastback de segunda geração manterá a proposta mais esportiva e descolada.
Ainda não está claro o que acontecerá com o próprio Pulse e até com o Aircross no Brasil após a chegada do F2U. O primeiro deve ser mantido em linha por mais alguns anos usando a matriz MLA, até que receba um sucessor direto sobre a mesma base Smart Car. Já o segundo corre o risco de sair de linha ou ter sua gama de configurações reduzida — conforme antecipado neste texto por Autoesporte. Nenhum martelo a respeito, contudo, ainda foi batido.
Voltando a falar do projeto F2U, a Fiat deve produzi-lo em Betim (MG), junto do novo hatch compacto F1H e do Fastback G2. Sua chegada está originalmente prevista para 2027. A motorização deve ser sempre 1.0 turbo flex com sistema híbrido leve de 12 Volts, capaz de render até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um câmbio CVT de sete marchas.
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Fonte: direitonews