O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (5) a assistente social e professora Márcia Lopes (PT) como nova ministra das Mulheres. Ela substitui Cida Gonçalves (PT) no cargo.
Eu e a ministra @gleisi recebemos hoje pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira… pic.twitter.com/qGCXgq77pz
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2025
Lopes, ministra do Desenvolvimento Social em 2010, no final do segundo mandato de Lula, foi convidada a assumir o cargo na semana passada, em meio a especulações sobre a demissão de Gonçalves.
A saída da petista é acentuada por denúncias de assédio moral feitas por servidores do ministério e por críticas internas do PT de que a então ministra não estava entregando resultados. Com a substituição de Gonçalves por Lopes, esta é a 12ª troca ministerial de Lula.
Márcia Lopes é formada em serviço social e professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ela também foi vereadora por Londrina de 2001 a 2004, quando passou a atuar como secretária-executiva e, posteriormente, secretária nacional de Assistência Social no Ministério do Desenvolvimento Social.
Em 2012, concorreu à prefeitura de Londrina, não sendo eleita, e em 2022 compôs a equipe de transição do governo Lula na área de assistência social.
Fonte: sputniknewsbrasil