A revista destaca que estas mensagens são um antigo monumento de propaganda que promovia o faraó Ramsés II como um governante divino.
CC BY 3.0 / Marie-Lan Nguyen / Topo do Obelisco de Luxor na Praça da Concórdia em ParisTopo do Obelisco de Luxor na Praça da Concórdia em Paris
Topo do Obelisco de Luxor na Praça da Concórdia em Paris
O obelisco foi presenteado à França pelo Império Otomano no início do século XIX e realocado em 1836. Coberto por hieróglifos intrincados, ele foi admirado por sua estética e significado histórico.
“Em um determinado momento, percebi algo incomum: o significado dos hieróglifos indicava uma direção, a da entrada para o pórtico do Templo de Luxor“, contou Olette-Pelletier.
CC BY-SA 2.5 / Gérard Ducher / Templo de Luxor, EgitoTemplo de Luxor, Egito
Templo de Luxor, Egito
Assim, continua a publicação, curioso e incapaz de encontrar pesquisas anteriores sobre o assunto, o cientista decidiu investigar por conta própria.
Em 2021, andaimes erguidos para a restauração permitiram que o egiptólogo Jean-Guillaume Olette-Pelletier examinasse de perto as seções superiores do Obelisco de Luxor.
Dessa forma, ele confirmou a presença de sete raros cripto-hieróglifos – inscrições codificadas com trocadilhos, jogos de palavras visuais e leitura multidirecional, destinadas à elite intelectual do Egito.
CC BY 2.0 / Craig Booth / Obelisco de Luxor na Praça da Concórdia em ParisObelisco de Luxor na Praça da Concórdia em Paris
Obelisco de Luxor na Praça da Concórdia em Paris
Essas mensagens secretas, segundo Olette-Pelletier, foram deliberadamente projetadas para serem legíveis apenas pelos nobres que chegavam de barco no Nilo durante o Festival Opet anual em homenagem ao deus Amun.
O lado do obelisco que ficava de frente para o rio (agora o Sena) era trabalhado com tanta precisão que as inscrições só podiam ser lidas de ângulos específicos, incluindo uma visível apenas em um ângulo de 45 graus.
Fonte: sputniknewsbrasil