A Racing Bulls enfrentou uma sexta-feira desafiadora nos treinos livres para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 em Jeddah, com contratempos técnicos e dificuldades de acerto dos carros, mas encerrou o dia com a sensação de que há margem para progresso visando o restante do final de semana.
O diretor esportivo da equipe, Alan Permane, afirmou que o time começou o dia em desvantagem devido a um problema com uma nova asa traseira instalada especialmente para este evento. “Foi um dia bastante difícil, começamos em desvantagem. Tivemos um pequeno problema com a nova asa traseira logo após a primeira saída no TL1, e isso nos obrigou a voltar para uma especificação anterior. Perdemos um tempo de pista valioso com isso”.
Com o circuito de alta velocidade e paredes muito próximas, cada volta ganha importância na adaptação dos pilotos. “Em um circuito como esse, o tempo de pista é crucial para que os pilotos possam forçar no limite. Na segunda sessão, as coisas melhoraram e estávamos em uma situação bem mais confortável. Mas ainda temos alguns problemas de equilíbrio, especialmente no início da volta. Depois das primeiras curvas, o carro se comporta melhor. Vamos trabalhar nisso durante a noite”, disse ele.
Isack Hadjar, que terminou o segundo treino em 12º lugar, também destacou os desafios enfrentados. “Foi difícil encontrar o equilíbrio hoje, mas sei que ainda temos margem para melhorar, e isso é animador. Este é o circuito de rua mais rápido que existe, exige muita concentração, é difícil, mas muito divertido. Amanhã estarei melhor após uma boa noite de sono. Esses carros te dão muita confiança. Vamos brigar por um lugar no Q3, mas conseguir isso é outra história”, acrescentou.
Já Liam Lawson, que teve sua primeira experiência com um carro de F1 em Jeddah, destacou a intensidade do circuito e o trabalho realizado pela equipe. “O TL1 foi movimentado, mas foi ótimo pilotar um carro de F1 aqui pela primeira vez. A pista faz jus à fama, é muito rápida e impressionante. Tivemos um dia produtivo e testamos bastante coisa. Ainda precisamos entender melhor os pneus antes de amanhã. Em termos de ritmo, está difícil saber exatamente onde estamos, mas precisamos encontrar tempo em relação aos concorrentes diretos. Alpine e Williams foram fortes hoje, então temos que dar um passo à frente, e é nisso que estamos focados”, completou Lawson.
🎥 Vídeos mais recente
Fonte: f1mania