O Volkswagen Nivus GTS foi lançado por R$ 174.990. A versão esportiva traz pela primeira vez no SUV compacto o motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm. A promessa é entregar um desempenho bem acima das versões Sense (R$ 119.990), Comfortline (R$ 143.490) e Highline (R$ 160.790) — todas equipadas com o 1.0 TSI de até 128 cv.
Autoesporte levou o carro para a nossa pista de testes, no Rota 127 Campo de Provas, em Tatuí (SP), para saber se o desempenho é tudo isso.
Dê o play e descubra!
O Nivus GTS permanece com as mesmas dimensões de sempre, com 4,27 metros de comprimento e 2,57 m de entre-eixos. Porém, essa versão é mais baixo do que as outras versões: o vão livre em relação ao solo foi reduzido em 0,2 cm, para 17,1 cm, e o ângulo de ataque caiu 0,2°, para 18,3°. O de saída segue em 26,4°.
Na dianteira, a grade estilo colmeia dá uma certa cara de Audi. Assim como acontece na versão Highline, os faróis de LED são interligados por uma barra iluminada. A assinatura GTS em vermelho é posicionada logo abaixo do farol direito.
Na base do para-choque há outro contorno nessa mesma cor. Nas laterais, as rodas esportivas de 17 polegadas das vêm de série, e há mais duas assinaturas GTS abaixo dos retrovisores externos. Caso o cliente queira rodas de 18 polegadas — como a das fotos — é preciso pagar R$ 2.050 por elas.
As lanternas traseiras de LED são interligadas por uma barra iluminada, assim como nas demais versões do SUV cupê. A sigla esportiva aparece novamente no centro da tampa do porta-malas e o spoiler é maior. Por dentro, os assentos de couro sintético são sempre escurecidos e com costuras vermelhas. O volante multifuncional também tem assinatura GTS na sua base.
O preço do Nivus GTS deu o que falar nas redes sociais, porém, o SUV traz um ótimo pacote de equipamentos de série, principalmente quando o assunto é segurança.
Os destaques são os seis airbags, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital, câmera de ré (cuja qualidade não é tão boa), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), indicador de pressão dos pneus, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, assistentes de tráfego cruzado traseiro e de estacionamento e o chamado travel assist, que combina ACC com assistente de manutenção em faixa.
Na parte de conectividade, o SUV tem conexões sem fio para Apple CarPlay e Android Auto na central multimídia VW Play de 10,1 polegadas — ainda há duas entradas UBS-C e uma tomada de 12V. Para quem vai no banco traseiro, são mais duas entradas USB-C e saídas do ar-condicionado.
O principal concorrente do Nivus GTS no Brasil é o Fastback Abarth, que custa R$ 171.990 e tem motor T270 1.3 turbo com 185 cv e 27,6 kgfm de torque.
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Fonte: direitonews