O anúncio de ambas as mudanças foi realizado pelo Planalto via nota.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta sexta-feira, 2 de maio, o pedido de demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante audiência no Palácio do Planalto. O presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro. A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União”, diz a nota.
Motivo das mudanças
Mudanças ocorrem em meio a escândalos que tomam conta da pasta, envolvendo casos de corrupção que, segundo auxiliares do Planalto e investigações da Polícia Federal (PF), ocorreram desde o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ).
Conforme investigações da PF, entre 2019 e 2024 foram descontados de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões de forma fraudulenta. Em razão dessa descoberta, o governo federal decidiu suspender todos os acordos com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que permitiam o desconto de mensalidades por serviços como academias, convênios e planos de saúde diretamente no benefício. Ao todo, 11 entidades foram alvo da operação.
Fonte: sputniknewsbrasil