Cadillac “guitarra” de Elvis Presley está à venda mais barato que um Kwid


À primeira vista, este carro pode até parecer de brinquedo, desses que vêm encaixotados ao lado de uma boneca Barbie. Mas, além de ser um veículo de verdade em formato de guitarra rosa, este exemplar pertenceu a ninguém menos que Elvis Presley.

Após anos “desaparecido”, o Cadillac Eldorado customizado em formato de guitarra agora está à venda na plataforma eBay, com preço sugerido de 10 mil euros (R$ 64.300 em conversão direta). É mais barato do que os R$ 78.410 cobrados por um Renault Kwid Zen 2026, a versão mais básica do subcompacto no Brasil.

Na verdade, o vendedor, Guillaume Herbin, anunciou o preço com a possibilidade de que os interessados possam tanto fazer uma oferta direta para a compra do veículo como dar um lance a partir do valor mínimo, igual a um leilão. Para esta segunda opção, entretanto, serão aceitos lances feitos até a manhã deste sábado (03) — clique aqui para conferir o anúncio.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Criado pelo norte-americano Jay Ohsberg, o exemplar é conhecido como Guitar Car (Carro Guitarra, em tradução livre) e é de 1970. Com — impressionantes — 12,5 metros de comprimento, o veículo levou dois anos para ficar pronto e foi usado por Elvis para chegar a um show que fez em Las Vegas (Estados Unidos). De acordo com o site Carscoops, após o evento, o modelo saiu de cena e nunca mais havia sido visto.

Para conseguir chegar ao formato de uma guitarra, Ohsberg precisou partir o Cadillac Eldorado ao meio. Assim, a traseira recebeu uma extensão que a moldou no formato do corpo do instrumento musical, e o “furo ao centro” (que no instrumento cria o som, ao tocar as cordas) possui o assento do motorista. Para a personalização, a empresa ainda fez um chassi sob medida, que conecta a dianteira à traseira e representa o braço da guitarra.

Já a dianteira é a cabeça do instrumento e recebeu chaves e cordas que se estendem por todo o braço, como mostra a foto abaixo. Vale dizer, também, que o veículo foi produzido em fibra de vidro e é uma das obras de arte do colecionador e especialista, que já produziu outros carros, como os Batmóveis dos anos 1970 e da franquia dirigida por Tim Burton, o carro dos Flinstones, o Panteramóvel da Pantera Cor-de-Rosa e o desejado DeLorean do filme De Volta Para o Futuro.

Muitas décadas depois de sua produção, o Carro Guitarra já não tem mais o acabamento do braço com as cordas, além de ter falhas na pintura cor de rosa-choque que denunciam que o tempo passou para o automóvel desde que foi dirigido, mesmo que por pouco tempo, por um dos maiores ídolos da música ao redor do mundo.

Quanto ao conjunto mecânico, este é formado nada menos que por um motor 8.2 V8 que desenvolve até 410 cv de potência, mas que, segudo o anúncio, não está funcionando no momento. São detalhes que ajudam a explicar por que a relíquia está sendo oferecida por um preço relativamente tão baixo.

O Cadillac Eldorado é um cupê grande de duas portas que oferece muito conforto e luxo, tornando-se um dos clássico das décadas de 1950 a 1970. Tanto que é querido por outro rei, o cantor Roberto Carlos, que possui um exemplar de 1959. A unidade do “guitar car” de Elvis Presley pertence à geração produzida entre os anos de 1967 e 1970 nos Estados Unidos.

Outras peculiaridades envolvem o fato de o vendedor só aceitar opção de pagamento em dinheiro, no ato da retirada, e não aceitar devolução do automóvel. Outro detalhe é sua localização. O carro que um dia foi do Rei do Rock se encontra na cidade de Orleans (França), que fica a quase duas horas de Paris.

Fato é que Presley nunca residiu na França e não se sabe ao certo como o veículo extravagante foi parar no continente europeu. Inclusive, parece que não é de hoje que o atual dono do “Guitar Car” tem interesse em vender o exemplar único.

Em uma publicação no perfil do Facebook “Design and Seventies”, de 30 de outubro de 2024, são compartilhadas fotos do Cadillac com a informação de que teria sido visto publicamente pela última vez em 1999, próximo à cidade de Cannes (França), onde acontece o famoso festival de cinema.

O atual proprietário então comentou na publicação, informando que o exemplar estava à venda. Outro usuário da rede social afirmou ter visto o veículo no teto de um restaurante em Villeneuve-Loubet, na região de Provença-Alpes-Côte d’Azur (França).

Por mais misterioso que possa parecer, essa não é a primeira vez que um carro do Elvis Presley é encontrado em locais inusitados após “sumir do mapa”. Em 2022, o portal Autoevolution publicou uma reportagem sobre um outro Cadillac Eldorado, mas dessa vez em carroceria de limousine e ano-modelo 1963, encontrado em um ferro-velho.

Segundo o dono do local, o modelo teria pertencido ao Rei do Rock, mas as únicas pistas são o fato de que o exemplar possui duas portas adesivadas. Enquanto em uma estaria escrito “Elvis” com uma fonte de letra cursiva, na outra haveria a frase “Owner: Elvis Presley” — “Dono: Elvis Presley”, em tradução literal. Dois anos depois, o modelo foi restaurado pelos criadores do canal no Youtube Turnin Rust, sem que o enigma em torno do verdadeiro dono do veículo tenha sido revelado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Professora aposentada terá direito ao piso nacional do magistério
Próxima Idosa de 75 Anos Morre Atacada por Pitbull em Barra Mansa, RJ