O Volkswagen Nivus GTS foi finalmente lançado nesta terça-feira (29) por R$ 174.990. Depois de longos anos de espera, a versão esportiva finalmente estreia na linha 2026 e traz pela primeira vez o motor 1.4 TSI de 150 cv de potência no SUV compacto. As outras três opções do modelo, Sense (R$ 119.990), Comfortline (R$ 143.490) e Highline (R$ 160.790), são todas equipadas com o 1.0 TSI de até 128 cv.
A história da linha GTS (sigla de Gran Turismo Sport) começou lá em 1983, com o Passat GTS. Depois o Gol também recebeu essa variante, que durou até 1994. Desde então, apenas Virtus e Polo, no início de 2020, tiveram versões GTS, com o mesmo motor 1.4 TSI que agora equipa o Nivus. Na linha 2023, o sedã transformou essa versão na Exclusive, enquanto o hatch aposentou a opção esportiva para dar lugar justamente ao primeiro SUV da marca a ter a essa sigla.
O design do Nivus GTS ficou com bem mais personalidade do que dos antecessores recentes. Na dianteira, a grade estilo colmeia dá uma certa cara de Audi. Assim como acontece na versão Highline, os faróis de LED são interligados por uma barra iluminada. A assinatura GTS em vermelho é posicionada logo abaixo do farol direito. Na base do para-choque há outro contorno nessa mesma cor.
Nas laterais, as rodas esportivas de 17 polegadas das vêm de série, e há mais duas assinaturas GTS abaixo dos retrovisores externos. Caso o cliente queira rodas de 18 polegadas — como está no modelo da foto — é preciso pagar R$ 2.050 por elas.
As lanternas traseiras de LED são interligadas por uma barra iluminada, assim como nas demais versões do SUV cupê. A sigla esportiva aparece novamente no centro da tampa do porta-malas e o spoiler é maior. Por dentro, os assentos de couro sintético são sempre escurecidos e com costuras vermelhas. O volante multifuncional também tem assinatura GTS na sua base.
Sob o capô, está o motor 250 TSI 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio é automático de seis marchas, com a caixa AQ250 da Aisin, e a tração dianteira traz ajustes exclusivos de suspensão e freios.
De acordo com a Volkswagen, o Nivus GTS acelera de 0 a 100 km/hem 8,7 segundos com gasolina e 8,4 s com etanol. Já a velocidade máxima é de 203 km/h e 206 km/h, respectivamente.
O consumo com gasolina, segundo a marca, é de 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na rodovia. Porém, os números com etanol não foram passados.
Em dimensões, são os mesmos 4,27 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,49 m de altura, 2,57 m de entre-eixos e 415 litros de capacidade no porta-malas.
O Nivus GTS é mais baixo do que as outras versões: o vão livre em relação ao solo foi reduzido em 0,2 cm, para 17,1 cm, e o ângulo de ataque caiu 0,2°, para 18,3°. O de saída segue em 26,4°.
Apesar do preço elevado e ser praticamente R$ 15 mil a mais do que a versão Highline, o Nivus GTS tem uma ótima lista de equipamentos de série. Veja abaixo:
Na parte de conectividade, o SUV tem conexão sem fio com Apple CarPlay e Android na central multimídia VW Play de 10,1 polegadas — ainda há duas entradas UBS-C e uma tomada de 12V. Para quem vai no banco traseiro, são mais duas entradas USB-C e saídas do ar-condicionado.
Além das rodas de 18 polegadas já mencionadas, caso o cliente queira as cores Azul Titan, Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, terá de pagar R$ 1.750. Se preferir a Branco Cristal, ela é um pouco mais em conta: custa R$ 900. O único tom sem custo é o Preto Ninja.
O teto e os retrovisores pretos são de série com qualquer cor. Por outro lado, o teto solar, muito esperado, não está presente, porque a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) não consegue montá-lo.
O principal concorrente do Nivus GTS no Brasil é o Fastback Abarth, que custa R$ 171.990 e tem motor T270 1.3 turbo com 185 cv e 27,6 kgfm de torque. Para responder à chegada do novo rival, o modelo da Fiat terá importantes novidades e deverá ser equipado justamente com teto solar.
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Fonte: direitonews