De acordo com Maya Carlin, analista do Centro de Política de Segurança, localizado em Washington DC., embora a Rússia esteja envolvida em um conflito com a Ucrânia, sua Marinha não passou para o segundo plano. Ela refere os submarinos da classe Yasen, Akula e Antey como a base da frota naval russa.
Os submersíveis da primeira classe foram tecnicamente desenvolvidos ainda durante a Guerra Fria, mas sua construção começou apenas em 1993.
Os submarinos da classe Akula, de acordo com Maya Carlin, chocaram a inteligência americana quando foram apresentados. A especialista observou que estes submarinos são considerados uns dos mais silenciosos do mundo. “Os [navios] mais recentes Akula podem lançar mísseis Kalibr, o que os torna mais perigosos do que as versões anteriores”, aponta a colunista.
Por fim, a classe de submarinos Antey, ou Oscar-II segundo a classificação da OTAN, foram desenvolvidos para lutar contra os grupos de ataque de porta-aviões dos EUA. Devido à sua especificidade, eles possuem uma maior envergadura e, portanto, são menos manobráveis do que outros submarinos.
Fonte: sputniknewsbrasil