A Hyundai HB20 e HB20S acabam de estrear a linha 2026. Tanto o hatch quanto o sedã compacto tiveram mudanças na gama de versões. Com isso, a configuração Sense Plus, até então de entrada para o hatch, foi descontinuada, dando o posto de mais barata à Comfort, exatamente como acontece com o sedã. E outras opção também tiveram alterações.
Hyundai HB20 2026:
Hyundai HB20S 2026:
Para a linha 2026, as versões também não adotam mais os sobrenomes “Plus” e “Safety”, sendo apenas: Comfort, Limited e Platinum para ambas as carrocerias. Além disso, a opção mais barata com motor 1.0 turbo mudou de “Comfort Plus Tech” para “Limited”, que traz a lista de equipamentos praticamente igual à versão Limited com câmbio manual.
A principal novidade da linha fica a cargo do sistema de segurança e monitoramento Bluelink, que agora vem de série em todas as versões, assim como acontece com o Creta. Além das funções mencionadas, o sistema — que é acessado pela central multimídia — possibilita rastrear e imobilizar o veículo, além de realizar solicitações por comandos de voz e ter acesso à GPS com atualização do trânsito em tempo real.
O proprietário também pode acessar o sistema pelo celular, e assim visualizar os arredores do carro pela funcionalidade Smart Camera com visão 360°. Por fim, a SOS Bluelink é a assistência 24 horas da Hyundai, que oferece atendimento ao condutor e emocional em caso de sinistros ou acidentes de trânsito. Vale dizer, entretanto, que as funcionalidades do Bluelink são liberadas gratuitamente apenas por cinco anos. Quanto ao design, o modelo segue o mesmo visual da linha 2025.
Em dimensões, o HB20 tem 4,02 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e distância de 2,53 m entre os eixos. Optando pelo sedã, temos então 4,32 m de comprimento (+30 cm), enquanto largura, altura e entre-eixos se mantém os mesmos. Já o porta-malas do hatch oferece 300 litros de capacidade. Esta aumenta para 475 l (+175) no sedã.
Como mencionado, não há mudanças no conjunto mecânico da família de compactos. Assim, tanto HB20 e HB20S continuam a oferecer versões com motor 1.0, aspirado ou turbo.
Equipadas com câmbio manual de cinco marchas, as configurações Comfort e Limited trazem abaixo do capô o propulsor 1.0 Kappa aspirado flex, de três cilindro e 12 válvulas, que desenvolve até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. Com o conjunto 1.0 Kappa turbo flex GDI, também de três cilindros e 12 válvulas, o modelo entrega até 120 cv e 17,8 kgfm, disponível para as versões Limited AT e Platinum, ambas com câmbio automático de cinco marchas,
No que se refere ao consumo, o hatch equipado com motor aspirado faz médias de 9,9 km/l em ciclo urbano e 10,7 km/l na estrada com etanol. Os números sobem para 13,3 km/l e 15,4 km/l, respectivamente, quando o tanque é abastecido com gasolina.
Para o HB20S, também com propulsor aspirado, o consumo com gasolina é de 13,4 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada. Com etanol, o alcance cai para 9,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.
Em relação ao consumo com o motor turbo, a Hyundai não passou os números.
Além do sistema Bluelink de série em todas as versões, a configuração de entrada, Comfort, de hatch e sedã passa a vir equipada com central multimídia de 8 polegadas com tela sensível ao toque e compatibilidade de conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio com comandos de voz. Já o quadro de instrumentos passa a ser digital de 10″ apenas a partir da configuração Limited MT. Além disso, o conjunto de faróis recebeu sensor crepuscular desde a opção mais barata. Veja abaixo a lista dos principais equipamentos para as versões da linha 2026 de HB20 e HB20S:
Para o HB20S, os vidros elétricos estão disponíveis desde a versão de entrada, Comfort 1.0 MT, diferentemente do que acontece com o hatch compacto. Na carroceria menor, o item é disponibilizado a partir da configuração Limited 1.0 MT.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews