O cineasta Cássio Pereira dos Santos faleceu aos 42 anos nessa sexta-feira (30/9) em Uberlândia (MG), onde morava. A informação foi confirmada pela imprensa local e por amigos próximos de Cássio, entre eles a atriz Guta Stresser. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em 1980 em Patos de Minas, Cássio estudou cinema na Universidade de Brasília (UnB) e iniciou sua carreira na capital. Começou trabalhando como assistente de produção e assistente de edição em produtoras locais, onde fez comerciais de TV, curtas autorais e vídeos institucionais para governo.
Também trabalhou como assistente de direção em produções brasilienses de destaque, como o documentário Dom Helder Camara, O Santo Rebelde, de Erika Bauer. Ainda no Distrito Federal, atuou como produtor na TV Escola, canal do Ministério da Educação, onde acompanhou licitações e supervisionou a produção de séries documentais para televisão.
0
Ele também escreveu e dirigiu oito curtas-metragens autorais, entre eles A Menina Espantalho (DF, 2008) e Marina não vai à praia (MG, 2014). Seus filmes foram selecionados em vários eventos internacionais de cinema, incluindo o Festival de Cinema de Varsóvia, o OutFest Los Angeles, Aspen ShortsFest, Palm Springs, Festival de Curtas de Hamburgo, Mostra Internacional de Cinema São Paulo, Prix Jeunesse Munich, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Mostra de Cinema de Tiradentes, Molodist Kiev, Festival de Cinema de Durban e outros. Ao todo, foram mais de 70 prêmios.
Em 2020, Cássio estreou como diretor de longas metragens com Valentina, que já conquistou 24 prêmios internacionais, entre eles o Prêmio do Público na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, quatro prêmios no Festival Mix Brasil e Melhor Estreia na Direção de Longas no 51º Festival Internacional de Cinema da Índia, além de quatro prêmios de Melhor Interpretação para Thiessa Woinbackk, atriz protagonista do filme. Produzido por Erika Pereira dos Santos, Valentina foi distribuído na Espanha, Suécia e Japão, e também foi lançado na Netflix Brasil e Netflix Latinoamérica.
Homenagens
A atriz Guta Stresser, que trabalhou com Cássio em Valentina, usou as redes sociais para lamentar a partida do cineasta. “É com muito pesar que nos despedimos desse pequeno gigante, Cássio Pereira dos Santos, diretor de Valentina e de outros filmes, todos com a marca desse diretor generoso, talentoso e acertivo”, iniciou.
“Amigo, irmão, filho querido. Um coração enorme, deixa a nós todos, que trabalhamos com ele, e a sua família tão querida, meio órfãos e atônitos. Descanse em paz, Cássio querido, que os anjos te recebam e te levem para o colo do Criador. Maria Mãe Santíssima te acolha em seu amoroso colo e volte os misericordiosos olhos para todos nós, Grande Advogada Nossa, a Vós recorremos nesse vale de lágrimas. Salve Cássio Pereira dos Santos! Cassim querido, muita luz. Que sua passagem seja iluminada!! Força e carinho para sua família e para nós todos do lado de cá. RIP”, completou a atriz, que interpreta Márcia, no longa mineiro.
Ver essa foto no Instagram