Vídeo: Hyundai Nexo, andamos no SUV que pode “beber” lixo e purifica o ar


Você sabe como funciona um carro movido a hidrogênio? Experimentamos o Hyundai Nexo, um dos primeiros veículos do tipo a rodar nas ruas brasileiras. Por enquanto, está aqui só para estudos de viabilidade da tecnologia, mas será que é muito diferente dirigir um desses do que um carro convencional? Autoesporte testou o SUV que pode “beber” lixo e até purifica o ar.

Pensar em alternativas de descarbonização virou uma obsessão de nove entre 10 montadoras. Não à toa, a Hyundai vem tirando suas ideias do papel. Além de lançar carros elétricos e híbridos, a marca é uma das poucas apoiadoras do uso do hidrogênio como combustível.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Quem gosta de números vai gostar de saber que o Nexo tem 163 cv e torque de 37,1 kgfm. Para efeito de comparação, o Tucson é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina que entrega 177 cv e 27 kgfm de torque. O Nexo também é maior do que o Tucson: tem 4,67 m de comprimento e 2,79 m de distância entre-eixos contra 4,48 m e 2,67 m, respectivamente.

O Hyundai Nexo funciona por meio de uma reação eletroquímica entre o hidrogênio e o oxigênio captado da atmosfera. Enquanto os prótons geram o vapor d’água que sai do escapamento, uma reação subsequente atua de forma a gerar a eletricidade que faz o propulsor funcionar. Essa energia é gerada sob demanda, ou seja, apenas quando o veículo precisa.

O abastecimento dos três cilindros de 52 litros cada é realizado em aproximadamente cinco minutos. A autonomia é de 666 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Senado aprova Lei Joca, que define regras para transporte aéreo de pets
Próxima São Paulo Entra em Alerta para Alagamentos Devido à Forte Chuva Desta Sexta