F1: Horner critica Mercedes e Ferrari por acusações sobre teto orçamentário


si202207030688_news

O chefe da Red Bull, Christian Horner, criticou seus rivais da Mercedes e da Ferrari, pelos comentários feitos sobre a suposta violação do teto orçamentário, que sua equipe teria cometido em 2021, e sugeriu uma possível ação legal.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse à agência de notícias PA em Singapura que ‘o catálogo de possíveis irregularidades da Red Bull é enorme’.

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, já havia comentado ontem, sobre sua preocupação de que a informação, da qual apenas a equipe e a FIA deveriam estar cientes, até que quaisquer detalhes oficiais sejam divulgados, tenha vazado.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Horner atacou a Mercedes pelas palavras de Wolff, e a Ferrari pelas declarações do chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, em maio e agosto deste ano, que ele estava perplexo sobre como a Red Bull é capaz de fazer certos desenvolvimentos no carro, e permanecer abaixo do teto de orçamento.

“Ficamos um pouco surpresos com os comentários vindos de duas de nossas equipes rivais”, disse Horner na coletiva de imprensa das equipes em Singapura.

“Os assuntos entre a equipe (Red Bull) e a FIA são confidenciais. Eu não tenho ideia de qual é o resultado das submissões de contas de nossos rivais, ou o tratamento contábil, ou assim por diante, então eu ficaria intrigado em saber de onde veio a fonte de informação para essas alegações fictícias. Ela são extremamente difamatórias e nós nos ofendemos com isso”, disse Horner.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Como diabos eles têm essa informação? Onde eles conseguiram esse conhecimento? A FIA até afirmou que ainda não concluiu o processo. Então, a menos que haja uma retirada clara dessas declarações, levaremos isso incrivelmente a sério e analisaremos quais são as opções legais disponíveis para nós.”

“É absolutamente inaceitável fazer comentários do tipo que foram feitos ontem, que são totalmente difamatórios para a equipe, para as marcas e até para a Fórmula 1. Eu fiquei intrigado para saber de onde veio a fonte de informação deles”, acrescentou o chefe da Red Bull.

Com a Red Bull à frente da segunda colocada Ferrari por 139 pontos na classificação do campeonato de construtores, e 174 à frente da Mercedes, Horner sugeriu que isso pode ser a caso dos comentário.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“É, claro, um processo que essa administração da FIA herdou e eles estão procurando fazer o melhor trabalho possível”, acrescentou Horner.

“Mas eu apenas reitero. O que é totalmente inaceitável, é que as outras equipes façam reclamações sobre nossa submissão de contas, sobre perspectivas de penalidades. Está simplesmente fora de ordem.”

“Talvez quando essas acusações são feitas, as pessoas que têm ‘teto de vidro’ não deveriam atirar pedras. Acho que é uma tática dissimulada usada para diminuir talvez a falta de desempenho na pista este ano”, disse ele.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

“E, claro, quando forem feitas referências no próximo ano sobre 2022, levaremos isso extremamente a sério. Esse é um problema para a FIA lidar, mas também um problema para a Red Bull considerar qual é nossa posição com os comentários que foram feitos”, concluiu.

O interessante dessa história toda, é que mais uma vez a Red Bull está envolvida em polêmicas sobre quebra de regulamentos na F1. O título de Max Verstappen no ano passado, já foi decidido em favor do holandês, graças ao desrespeito aos regulamentos, embora nesse caso a Red Bull não tenha tido culpa, pois foram decisões tomadas pelo então diretor de provas, Michael Masi na última corrida do ano. Porém, se a equipe ultrapassou o teto orçamentário em 2021, investindo mais do que poderia fazer no desenvolvimento do carro na temporada passada, seria mais um item de desrespeito aos regulamentos, o que em última análise, também favoreceu o título de Verstappen de forma ilegal.

Claro que isso tudo precisa ser comprovado, e não ofusca em nada o talento do piloto holandês, porém deixa mais uma ‘marca’ no título de campeão em 2021.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });

Anteriores Cláudia Abreu e José Henrique Fonseca se separam após 25 anos juntos
Próxima Bonner defende mudança em debate após candidatos desrespeitarem regras