Os EUA gostariam de uma resolução de longo prazo para o conflito na Ucrânia e uma prorrogação do cessar-fogo para além da trégua de Páscoa, informou a Reuters neste domingo (20), citando fontes do Departamento de Estado dos EUA.
Na manhã do sábado (19), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou uma trégua de Páscoa no conflito ucraniano. A medida entrou em vigor às 18h, horário de Moscou, (12h00 no horário de Brasília) e vigorará até a meia-noite, horário de Moscou, (18h00 no horário de Brasília) do dia 21 de abril.
Como enfatizou o presidente russo, ele presume que Kiev seguirá o exemplo de Moscou. Ao mesmo tempo, as tropas russas devem estar preparadas para repelir possíveis violações do cessar-fogo e provocações do inimigo, indicou o chefe de Estado.
“Os EUA acolheriam com satisfação uma extensão do cessar-fogo para além de domingo”, diz o artigo.
O Departamento de Estado dos EUA também declarou que Washington está comprometido em alcançar um acordo “completo e abrangente” para a resolução do conflito.
Neste domingo, o Ministério da Defesa da Rússia informou que as tropas ucranianas violaram repetidamente o cessar-fogo desde o início da trégua da Páscoa. Eles tentaram atacar as posições das tropas russas nas áreas dos assentamentos de Sukhaya Balka e Bogatyr, na República Popular de Donetsk (RPD).
Além disso, à noite, as Forças Armadas Ucranianas realizaram 48 ataques com drones, incluindo um no território da Crimeia. O inimigo também disparou 444 vezes contra posições do exército russo com armas de fogo e morteiros, realizou 900 ataques com quadricópteros e lançou diversas munições.
Ao mesmo tempo, todos os grupos de tropas russas observaram rigorosamente o regime de cessar-fogo a partir das 18h00 do dia 19 de abril e permaneceram nas linhas e posições anteriormente ocupadas, enfatizou o ministério.
Fonte: sputniknewsbrasil