A BYD é a principal concorrente da GWM no Brasil. Mas, de certa forma, fez um favor à sua principal rival. Ao lançar a picape média híbrida plug-in Shark, no final do ano passado, e encontrar grandes dificuldades de aceitação do produto entre o público agro, a montadora chinesa deixou claro para a conterrânea que é praticamente impossível ingressar no conservador mercado de caminhonetes sem ter um produto com motorização a diesel.
A GWM entendeu a mensagem e assim procederá. Após observar o comportamento da Shark no mercado e ouvir a enorme pressão da rede de concessionários, a fabricante confirmou durante o Salão do Automóvel de Xangai 2025 que lançará no Brasil sua tão aguardada picape média, a Poer, ainda em 2025, com versões a diesel. E mais: a Poer a diesel deve ser lançada antes mesmo da configuração híbrida plug-in, até então a única prevista no planejamento.
Em conversa com jornalistas, executivos da marca afirmaram que a decisão foi tomada após pedido dos concessionários e pesquisas de mercado. Ao oferecer opções a diesel além das híbridas plug-in, a Poer poderá cobrir tanto o segmento de lazer e estilo quanto o de trabalho, incluindo versões dedicadas a frotistas. Assim, a picape média será o primeiro produto não eletrificado da GWM em nosso mercado, contrariando uma promessa da marca em seu ingresso ao Brasil.
O mais provável é que a Poer diesel seja lançada ainda importada, com motor 2.4 turbodiesel aliado a um câmbio automático de nove marchas. Em mercados da Ásia e Oceania, este propulsor rende 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Entretanto, a GWM afirma que as especificações devem ser revisadas no Brasil, provavelmente para uma entrega de números maiores.
Por sua vez, a configuração PHEV, já testada por Autoesporte, deve chegar apenas em 2026 com um conjunto similar ao do Tank 300: motor 2.0 turbo de ciclo Miller – inicialmente a gasolina, depois flex – aliado a um motor elétrico de tração acoplado à transmissão, gerando 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque combinados, com baterias de 37,1 kWh. Em ambos os casos, a tração é 4×4 sob demanda, com cardã e diferencial traseiro.
Por fim, a GWM não abandonou o plano de produzir localmente a Poer. Pelo contrário. O projeto na fábrica de Iracemápolis, a ser inaugurada em junho, prevê uma linha dedicada apenas a produtos de sua plataforma de carroceria sobre chassi. Entretanto, o início da montagem local da picape média e de um SUV 4×4 dela derivado deve ficar apenas para o final do ano que vem.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews