Que a Volkswagen vai produzir uma nova geração da Amarok na Argentina a partir de 2027, usando a picape Maxus Terron 9 como base, da chinesa Saic, já não é segredo. Porém, Autoesporte apurou com exclusividade que a gigante oriental planeja se antecipar à parceira alemã e lançar a caminhonete original no Brasil com sua própria marca. E isso pode acontecer ainda em 2025.
Durante visita ao estande da Maxus, marca de utilitários e comerciais leves da Saic, no Salão de Xangai 2025, conversamos em momentos diferentes com três executivos da divisão de veículos comerciais da fabricante.
Todos comentaram a estratégia da empresa para o lançamento da Terron 9 no Brasil. Um deles revelou que protótipos da picape média foram levados ao nosso país no ano passado para testes de homologação e ajustes para o nosso mercado.
Até por isso, o objetivo principal é iniciar as operações no país ainda em 2025. Vale lembrar que a Saic, dona da Maxus (e de outras marcas, como a MG Motor, que também está prestes a ingressar em nosso mercado), tem testado modelos em nosso país e ensaia a chegada com automóveis de passeio.
No caso da marca Maxus, o plano é vender, inicialmente, dois modelos. A picape média Terron 9 chegará com motorização turbodiesel. Estamos falando de um quatro-cilindros 2.5 que entrega 224 cv de potência e 53 kgfm de torque — mais do que qualquer concorrente com propulsor similar.
Vale ressaltar que apenas Ford Ranger e a própria Volkswagen Amarok, equipadas com motores V6, chegam a 250 cv. Na caminhonete da Maxus, o câmbio é sempre automático de oito marchas, com tração 4×4 sob demanda.
Na China, há três versões da Maxus Terron 9, com diferentes configurações de suspensão e capacidades de carga. A intermediária é a que mais faz sentido para o Brasil, já que pode carregar até 1.030 kg, mesmo com uma refinada suspensão traseira multilink e rodas de 20 polegadas. O peso total é de 2.465 kg.
Nas dimensões, a Maxus Terron 9 também é um pouco maior que as futuras concorrentes, o que ditará o porte da Amarok sul-americana de segunda geração. São 5,50 metros de comprimento, 3,30 m de entre-eixos, 2 metros cravados de largura e 1,86 m de altura.
A capacidade volumétrica da caçamba não foi revelada, mas uma solução interessante em uma das unidades do salão é a tampa com escada integrada e a parede de carroceria, que pode ser aberta a fim de possibilitar o acesso de cargas mais compridas.
O interior tem acabamento na média para picapes do segmento, misturando materiais macios ao toque com plástico duro. O visual se destaca pelas grandes telas digitais dedicadas ao quadro de instrumentos e à central multimídia, seguindo uma tendência vista em praticamente todos os veículos chineses modernos.
Além da Maxus Terron 9, a marca de utilitários da Saic também deve vender no Brasil a van Deliver 9, igualmente com motorização a diesel. Estamos falando de um furgão de porte médio com medidas similares às de uma Ford Transit ou Renault Master, por exemplo.
Há três configurações de tamanhos de carroceria, variando entre 5,55 m e 5,94 m de comprimento, com opções de tração traseira ou integral. O motor é sempre um 2.0 turbodiesel, que não teve a potência revelada pela fabricante. O câmbio pode ser manual de seis ou automático de oito marchas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews