Fórmula 1: Arábia Saudita avalia comprar uma equipe da categoria


O envolvimento da Arábia Saudita com a Fórmula 1 pode atingir um novo patamar nos próximos anos. Após sediar seu primeiro GP em 2021 e ampliar sua presença na categoria com parcerias e patrocínios, o país agora considera entrar como proprietário de uma equipe.

A possibilidade foi levantada por Khalid bin Sultan Al-Abdullah Al-Faisal, presidente da federação saudita de automobilismo e motociclismo. Em declaração à agência Reuters, ele sugeriu que um anúncio nesse sentido pode acontecer em breve.

“Isso pode acontecer, e pode ser em breve, se observarmos o crescimento da categoria”, disse ele. “Se alguém vai comprar uma equipe de F1, vai fazer isso para gerar lucro, especialmente se for uma das empresas do PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita).”

Al-Faisal destacou o crescimento global da F1 como um fator atrativo para investidores. “Vemos a Fórmula 1 alcançando novos mercados, as vendas estão aumentando em escala global… Não é simples decidir qual equipe comprar ou como administrá-la, mas temos muito interesse. Estamos sediando corridas, patrocinando equipes. Então, eu não ficaria surpreso se víssemos um anúncio de uma equipe saudita”, acrescentou.

Essa possível entrada da Arábia Saudita como dona de uma equipe de F1, poderia acontecer por meio da criação de uma nova estrutura ou da aquisição de um time já existente. Atualmente, o regulamento da categoria permite até doze equipes no grid. Em 2026, a Andretti-Cadillac vai se juntar à categoria, elevando o número de times para onze.

Para Al-Faisal, o mais importante é que qualquer iniciativa saudita seja bem-sucedida. “Pessoalmente, gostaria de ver uma equipe saudita, mas se a Arábia Saudita ou alguma empresa saudita for se envolver com uma equipe, gostaria que isso fosse feito da maneira certa, com sucesso. É uma questão complexa, mas por que não?”, completou.

🎥 Vídeos mais recente

Fonte: f1mania

Anteriores FOTOS: Menino de 3 Anos Tem Intestino Obstruído por Dezenas de Vermes
Próxima STF torna réus mais 6 denunciados pela tentativa de golpe de Estado após eleições de 2022