A Audi confirmou a chegada do novo A5 ao Brasil e, de quebra, um “remanejamento” de seus modelos. A partir de agora, o A5 cumprirá o papel do A4, que deixou de ser oferecido no país. Já o antigo posicionamento do A5 ficará por conta do A6 e-tron na versão elétrica e do A7 na configuração a combustão. Pode parecer confuso, mas já explicamos!
O novo A5 ainda não tem preço definido e será lançado no Brasil no segundo semestre. Autoesporte apurou que as concessionárias vão iniciar a coleta dos pedidos a partir de maio — e a entrega das primeiras unidades deve acontecer em setembro.
A Audi promoveu essa ‘dança das cadeiras’ em seu portfólio porque seu catálogo de sedãs está mais enxuto. A nova geração que acaba de ser anunciada no Brasil chegou para substituir tanto o antigo A4 quanto o próprio A5. Os dois carros tinham posicionamento muito próximo, e a marca alemã enxergou a possibilidade de “juntá-los” num só.
Com as mudanças, conforme explicado anteriormente, o A6 ficará restrito à versão elétrica e-tron, sem qualquer configuração movida a gasolina. Já o A7 continuará à venda somente no pacote a combustão.
O Audi A5 cresceu em tamanho e também passou a oferecer novas tecnologias em comparação com o antigo A4. Trata-se de uma cortesia da nova Plataforma Premium a Combustão (PPC), a base modular que passou a equipá-lo nesta geração.
Também está confirmado o motor 2.0 turbo da família TFSI, oferecendo 272 cv de potência e 40,5 kgfm de torque. É a mesma unidade que equipa o Volkswagen Tiguan. Já o câmbio automático S-Tronic tem sete marchas e distribui sua força às quatro rodas permanentemente.
Ainda em comparação com o antigo A4, o novo A5 tem 4,82 m de comprimento (+ 6 cm), 1,86 m de largura (+ 2 cm), 1,46 m de altura (+ 2 cm) e 2,90 m de distância entre-eixos (+ 8 cm). Já o porta-malas encolheu para 445 litros (- 15 l).
Sobre o aspecto visual, o A5 claramente foi inspirado no SUV Q6 e-tron. Suas linhas abandonaram as antigas características sóbrias para adotar uma imposição mais esportiva, moderna e jovial. Tal aspecto é reforçado pelas grandes tomadas de ar posicionadas no para-choque, abaixo dos faróis. No mercado europeu, as rodas variam entre 18 e 21 polegadas, mas isso ainda será confirmado no Brasil.
Na cabine, está confirmada a central multimídia de 14,5’’ e o painel de instrumentos digital de 11,9’’. A tela tem tecnologia OLED e estreia novo layout. Como de costume, é provável que a Audi ofereça ao menos algumas opções para o acabamento interno, mesclando tons escuros em abordagens mais conservadoras. Um contraponto seria o pacote S-Line, que pode trazer características mais esportivas, com costuras vermelhas aparentes, tapetes bordados e insígnias espalhadas pela cabine.
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Fonte: direitonews