Conteúdo/ODOC – O ex-diretor do Presídio Ahmenon Dantas, em Várzea Grande, Adão Elias Júnior, foi preso na manhã desta segunda-feira (14), em seu apartamento, localizado na região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá,
durante cumprimento de mandados da Operação Shadow, deflagrada pela Polícia Civil. Outro policial penal identificado como Leo Márcio da Silva Santos, também foi preso. O mandado foi cumprido no bairro Primeiro de Março, também na capital. Com um dos alvos foi aprendido R$ 16 mil em dinheiro vivo.
Adão Elias Júnior ocupou o cargo de diretor da unidade prisional em 2023. De acordo com as investigações, ele foi o responsável por autorizar a saída irregular de presos que não se enquadravam nos critérios exigidos para o trabalho extramuros.
Os dois servidores serão indiciados por integrarem uma organização criminosa envolvida na fuga do líder de uma facção e de outro detento, do presido de Várzea Grande, em 2023.
O delegado titular da Draco, Rodrigo Azem Buchdid, disse que, com avanço das investigações, foi possível identificar o grupo criminoso que se formou para o êxito na fuga dos dois reeducandos, oferecendo tanto apoio logístico com veículos, imóveis e também o apoio dos agentes públicos à empreitada criminosa.
“A operação tem o objetivo de desarticular o grupo criminoso que atuou de forma muito bem articulada, montando um plano estratégico, que contou apoio de servidores para que houvesse essa facilitação da fuga”, destacou.
Fuga
A fuga dos dois detentos do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, ocorreu no dia 14 de julho de 2023, quando os dois reeducandos tiveram a saída autorizada da penitenciária, supostamente para realizar serviço extramuros e não retornaram à penitenciária.
Na operação, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá.
Fonte: odocumento