Após salvo-conduto presidencial, ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil


Esposa do ex-presidente Ollanta Humala, Nadine e seu filho menor, Samin Mallko Ollanta Humala Heredia, receberam um salvo-conduto da atual presidente do Peru, Dina Boluarte, para deixar a embaixada brasileira em Lima e se asilar no país.
Tanto Nadine quanto seu marido foram condenados a 15 anos de prisão em um caso de corrupção envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht. Segundo a decisão judicial, o casal teria recebido US$ 3 milhões para financiar as campanhas presidenciais de 2006 e 2011.
Segundo a acusação, a ex-primeira-dama participou ativamente de atividades do Partido Nacionalista como arrecadação de fundos e ações do governo. Nadine, no entanto, nega qualquer ação ilícita.
Bandeira do Peru - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2025

A ex-primeira-dama não compareceu ao julgamento e se asilou na embaixada brasileira logo após a sentença de 15 anos ser lida pela Terceira Vara Colegiada do Tribunal Superior Nacional do Peru.
Assim como seu esposo, seu irmão Ilán Heredia também foi condenado a 12 anos de prisão no processo. Além da pena, Humala terá de pagar uma multa de 10 milhões de soles.
Outros três presidentes peruanos também estão envolvidos no escândalo:

Alan García (1985–1990 e 2006–2011): cometeu suicídio em 2019 quando a polícia tentou prendê-lo em sua residência;

Alejandro Toledo (2001–2006): condenado a 20 anos de prisão por receber propina em troca de contratos governamentais;

Pedro Pablo Kuczynski (2016–2018): colocado em prisão domiciliar durante a conclusão das investigações.

O então juiz federal Sergio Moro; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso; a professora da Universidade de Yale Susan Rose-Ackerman; e o então procurador federal Deltan Dallagnol participam de palestra no Centro Universitário de Brasília (Ceub), em 10 de agosto de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2024

A presidenciável Keiko Fujimori, filha do ex-presidente peruano condenado por violações de direitos humanos Alberto Fujimori, também foi presa em um processo ligado à Odebrecht. O caso, contudo, foi anulado pela Justiça peruana.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Peru, o pedido de asilo de Nadine foi feito “em conformidade com o estabelecido na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, da qual o Peru e o Brasil são signatários.”

“Nesse sentido, em cumprimento dos referidos artigos V e XII, o governo peruano forneceu tais garantias para o traslado de ambas as pessoas e concedeu os correspondentes salvos-condutos.”

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Mídia: cientistas da China criam dispositivo revolucionário que grava dados a velocidade estonteante
Próxima Haddad descarta retaliações contra tarifas de Trump: “Estados Unidos só têm a perder”