Mídia: cientistas da China criam dispositivo revolucionário que grava dados a velocidade estonteante


A Xinhua destaca que a velocidade do dispositivo atinge um bit em 400 picosegundos.

Um picosegundo é uma unidade de medida de tempo que representa um trilionésimo de segundo.

“Uma equipe de pesquisa chinesa desenvolveu um dispositivo revolucionário de memória flash que pode armazenar dados a uma velocidade de um bit a cada 400 picosegundos, estabelecendo um novo recorde para o dispositivo de armazenamento mais rápido já registrado”, ressalta a publicação.

O aplicativo para smartphones DeepSeek em um celular em Pequim, China, em 28 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2025

Segundo o artigo, a equipe de pesquisadores da Universidade de Fudan, em Xangai, desenvolveu uma memória flash bidimensional não volátil com um canal de grafeno, chamada PoX.
A Xinhua informa que PoX supera até mesmo os dispositivos de memória volátil mais rápidos existentes, que exigem cerca de um a dez nanossegundos para gravar um bit de dados.

“Ao usar algoritmos de IA [Inteligência Artificial] para otimizar as condições de teste do processo, avançamos significativamente essa inovação e abrimos caminho para suas futuras aplicações”, finaliza a publicação, citando Zhou Peng, o principal pesquisador do estudo da Universidade de Fudan.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores MP pede aumento de pena para DJ Ivis, mesmo após reconciliação com Pâmella Holanda
Próxima Após salvo-conduto presidencial, ex-primeira-dama do Peru chega ao Brasil