A Nissan mal apresentou a nova geração do Kicks no Brasil e já confirmou que irá revelar mais um SUV para o mercado nacional “nos próximos meses”. O novo modelo está em fase avançada de desenvolvimento e foi flagrado recentemente em testes com carroceria praticamente pronta. A marca posicionará o inédito crossover como rival direto de Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian, substituindo o atual Kicks Play.
Recentemente, Autoesporte antecipou que o SUV vai compartilhar a base com o Kicks Play de primeira geração, e não terá a plataforma CMF-B do Kardian. De todo modo, a confirmação da apresentação do novo SUV partiu da própria Nissan durante evento que marcou o início da produção do Kicks de segunda geração em Resende (RJ).
“Estamos preparando a nova fase da Nissan no Brasil com o novo Kicks e um segundo SUV que iremos apresentar em alguns meses“, disse Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina.
Considerando que o Salão do Automóvel está confirmado para novembro, é possível que a Nissan aproveite a volta do evento para exibir pela primeira vez ao público o novo SUV. Lembrando que, em fevereiro, o presidente da marca no Brasil, Gonzalo Ibarzábal, disse que o modelo seria lançado até o final do atual ano-fiscal japonês, encerrado em março de 2026.
Projetado para ficar abaixo do novo Kicks, que tem 4,37 metros de comprimento, o inédito SUV será ligeiramente menor e aproveitará a base do atual Kicks Play. A Nissan pretende posicionar o modelo com preços competitivos e, em razão disso, optou pelo uso da já conhecida plataforma V. A fábrica fluminense, inclusive, recebeu adaptações para produzir os veículos a partir das diferentes arquiteturas.
O uso da base V, aliás, afasta os rumores de que o novo SUV usaria a plataforma RGMP da Renault para ser uma espécie de “Kardian da Nissan”. Tampouco será a versão nacional do Magnite indiano, como também chegou a ser cogitado. Dessa forma, já sabemos que será um modelo inédito e desenvolvido de olho no gosto do consumidor brasileiro.
Sob o capô, o novo SUV usará o também conhecido motor 1.6 16V (o mesmo do Kicks Play). O propulsor rende 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com etanol, além de torque de 15,2 kgfm e 15,3 kgfm, respectivamente. O câmbio principal será automático do tipo CVT, embora uma versão manual também não esteja descartada.
A produção, como dito, será concentrada em Resende (RJ) e viabilizada por meio do investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan vem fazendo na unidade. O Brasil será o primeiro mercado a receber o modelo, mas há planos também para exportação. Nesse sentido, pelo menos 20 países da região serão atendidos, especialmente México e Argentina.
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Fonte: direitonews