BYD quer reduzir imposto para montar carros no Brasil com peças da China


Dirigentes da BYD estão negociando com o governo federal alterações no atual regime tarifário para importar kits de peças da China com impostos reduzidos. De acordo com apuração do site AutoData, a gigante chinesa articula redução do Ex-tarifário dos atuais 20% para 10%. A ideia é trazer kits de veículos parcialmente desmontados do país asiático e concluir a montagem no fábrica de Camaçari (BA) a partir do segundo semestre.

A movimentação consta em dois documentos protocolados no Sistema Eletrônico de Informações do governo (SEI). Na prática, o pedido da BYD abre brechas na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum, LETEC, especialmente na redução da taxação para itens específicos, como os kits SKD (semi knocked-down, ou seja, veículos parcialmente desmontados). A meta seria agilizar o início das operações na Bahia que vêm sofrendo com atrasos — e reduzir a importação de veículos já prontos da China pagando altas tarifas.

Os documentos citam claramente cinco modelos: Song Plus, Dolphin e Yuan, além da picape média Shark e outra caminhonete ainda em desenvolvimento. Todos seriam montados no Brasil a partir dos referidos kits, mas com alguns componentes nacionais agregados. A BYD afirma que são veículos com eficiência energética superior aos equivalentes fabricados nacionalmente e usa os próprios dados de consumo e autonomia como argumento para embasar o pedido.

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Dos cinco modelos citados pela BYD nos documentos, quatro já são conhecidos. A novidade mesmo é a inédita picape que está sendo desenvolvida de olho no mercado nacional. O modelo integrará a linha de caminhonetes da empresa (hoje formada apenas pela Shark, uma picape de porte médio) e terá tamanho intermediário para brigar com para brigar com Fiat Toro e as futuras Renault Niagara e Volkswagen Udara.

Recentemente, protótipo foi flagrado em testes e deixou à mostra detalhes importantes do visual. Nas imagens, é possível notar que a construção será do tipo monobloco e haverá parentesco direto com o SUV médio Song Plus. A ligação entre os dois modelos fica evidente em elementos como formato dos faróis e vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por malha exclusiva.

Já na traseira, a inspiração virá da irmã maior Shark. No flagra, a camuflagem deixa escapar que o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo da picape já vendida no Brasil. Haverá interligação entre as peças através de barra horizontal de LED e a grafia “BYD” estampada na lataria. Sabemos, também, que o modelo já chegou ao Brasil para homologação e outros testes.

Detalhes técnicos ainda são desconhecidos, mas é certo que a nova picape terá motorização híbrida. A principal aposta recai sobre o conhecido sistema DM-i da BYD, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico associado. No Song Plus, o conjunto entrega 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados.

Uma terceira picape BYD, apelidada de “baby Shark”, também está nos planos da marca para o Brasil e deverá estrear em um segundo momento. De porte compacto, está sendo projetada com a mira apontada para a Fiat Strada. Os chineses, inclusive, estão estudando detalhadamente a rival para analisar os atributos que fazem dela o veículo mais vendido do Brasil nos últimos anos. Não por acaso, unidades foram enviadas diretamente para a China para uma avaliação mais criteriosa.

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Fonte: direitonews

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