Está acontecendo em Diamantino o 7º Encontro Regional de Conselheiros Tutelares, que busca alinhar estratégias, fortalecer vínculos entre os municípios participantes e ampliar o conhecimento técnico dos profissionais envolvidos, promovendo uma atuação mais eficaz na proteção e promoção dos direitos da infância e adolescência.
O encontro vai até nesta quarta-feira (16.04) e estão participando membros do polo regional 8, que envolvem conselheiros tutelares de municípios como Arenápolis, Nortelândia, Barra do Bugres, Nobres, Porto Estrela e Denise, além de membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e das Secretarias.
Entre os temas abordados estão as atribuições do Conselho Tutelar, o trabalho em rede e a importância da intersetorialidade das políticas públicas, além do papel fundamental da associação na defesa dos direitos dos conselheiros tutelares.
As palestras estão sendo conduzidas pela Dra. Graziela Cristina Luiz, consultora em Direitos Humanos e coordenadora institucional do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros(as) Tutelares.
O Vice-Prefeito, Antônio Teixeira, falou sobre a importância do encontro para a formação e capacitação dos conselheiros tutelares.
“Cuidar das nossas crianças é uma responsabilidade de todos nós e a gestão tem trabalhado com esse olhar atento e cuidadoso. Que este encontro fortaleça ainda mais o papel dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos e no cuidado com quem mais precisa.”
O presidente da Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso, Nelson Faria, falou sobre o objetivo do evento.
“Este é um evento de suma importância, para que a rede do sistema de garantia de direitos, se une em prol de um único objetivo, que é as crianças e adolescentes”.
O coordenador do Conselho Tutelar de Diamantino, Wirley falou sobre o encontro e a importância para o fortalecimento das políticas públicas.
“O encontro representa um importante passo para a construção de políticas públicas mais integradas, reafirmando o compromisso dos municípios do Polo 08 com a defesa da criança e do adolescente.”
Também participam do encontro, profissionais da educação, Ministério Público, Judiciário e Defensoria Pública.
Fonte: diamantino.mt.gov.br