O Spark EUV já foi confirmado como próxima novidade elétrica da Chevrolet no Brasil, mas definitivamente não será a única. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam pela primeira vez o inédito SUV elétrico de porte médio que a marca lançará no mercado nacional em 2025. Batizado de Captiva EV, o modelo resgatará nome já conhecido dos brasileiros e tomará como base uma plataforma de origem chinesa.
Na prática, a receita será exatamente a mesma já empregada no Spark EUV. Ou seja, a Chevrolet usará a base de um veículo já lançado por uma marca parceira na China para desenvolver um modelo com sua própria logomarca. O rebadge, neste caso, acontecerá a partir do Wuling Starlight S. O Spark EUV, a título de informação, usa a arquitetura do Baojun Yep Plus — todos são modelos do grupo SAIC.
Outra informação que o flagra denunciou é que o novo SUV será vendido na versão Premier, derivada de outros carros da GM, como Onix e Tracker. Veja o que já sabemos sobre o novo Captiva abaixo:
O flagra foi captado na Colômbia (país onde a Chevrolet tem presença importante) e revela que o Captiva EV mudará pouco em relação ao irmão chinês. A dianteira exibe a tradicional gravata da marca, mas mantém o mesmo esquema de faróis divididos do Starlight S. O mesmo vale para a traseira, que tem exatamente o mesmo design (mudando apenas os emblemas).
Diante de mudanças apenas pontuais, as dimensões provavelmente serão as mesmas, ou seja, 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. No porta-malas, o chinês leva 610 litros.
O painel não aparece no flagra, mas será basicamente o mesmo do Wuling (seguindo o que já vimos do Spark EUV). São esperados equipamentos como quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e central multimídia de 15,6 polegadas com reconhecimento de voz e atualizações por nuvem.
No chinês, o pacote de segurança é do tipo Adas nível 2, incluindo ACC (controle de cruzeiro adaptativo), frenagem autônoma de emergência, sensor de tráfego traseiro e outros itens.
No Starlight S EV, o motor elétrico entrega 204 cv de potência e é alimentado por um pacote de baterias de 60 kWh, do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato). No padrão chinês WLTC, o modelo possui 510 km de autonomia.
Há ainda uma versão híbrida plug-in, que combina motor 1.5 aspirado a gasolina de 102 cv com um propulsor elétrico de 136 cv. As baterias podem ser de 9,5 kWh ou 20,5 kWh de capacidade, gerando autonomia de 60 km ou 130 km em modo apenas elétrico. Já o alcance combinado fica em 1.100 km, graças ao tanque de combustível de 57 litros, sempre de acordo com o ciclo chinês.
Para o Brasil, a Chevrolet parece mais interessada no lançamento da versão elétrica (tanto que já aparece praticamente pronta para chegar ao mercado). A estratégia da empresa será parecida com a da Stellantis, que também se associou a um parceiro chinês (Leapmotor) para acelerar a chegada de carros elétricos ao país como forma de barrar o avanço de marcas como BYD e GWM.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital
Fonte: direitonews