Após os crescentes rumores de que a Red Bull teria ultrapassado o teto orçamentário de 2021. Sendo assim, na próxima semana a FIA deve emitir a revisão do ‘certificado de conformidade’, garantindo que as equipes cumpriram, ou não, o limite de custos.
No ano passado o teto de gastos foi introduzido na F1 com um limite de US$ 145 milhões, com as equipes sendo obrigadas a fornecer contas detalhadas da temporada. Este ano, o valor máximo baixou para US$ 140 milhões. A Administração de Custos da FIA analisa detalhadamente para garantir o cumprimento das regras.
Nesta sexta-feira em Singapura, surgiram rumores de que duas equipes teriam ultrapassado o teto de gastos, Red Bull e Aston Martin. No entanto, acredita-se que a violação da equipe austríaca seja mais séria. Isso porque, a penalidade será aplicada de acordo com a quantia que foi excedida. Caso tenha sido pouco, uma multa provavelmente será aplicada, enquanto uma grande transgressão do regulamento resultaria em diversas possíveis sanções, incluindo perda de pontos no campeonato, multa, e até uma desclassificação.
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Agora a FIA e seu presidente, Mohammed Ben Sulayem, estão sob grande pressão para garantirem o cumprimento das regras. Mas Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que está confiante que a equipe está dentro do limite estipulado.
“É [o processo] um pouco sob medida e os esclarecimentos estão chegando mesmo depois que os detalhamentos foram enviados, para vermos o quão imaturo é o processo, mas a FIA obviamente [está] trabalhando duro nisso e fazendo o melhor que pode.
“Teoricamente todas as equipes estão sujeitas a isso, então eles analisaram as contas enviadas de todas as equipes e estão seguindo um processo.
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“Estamos muito confiantes em nossas contas. Qualquer coisa diferente disso, vamos esperar para ouvir a FIA.”
Wolff ainda comentou que uma violação dos gastos de 2021 pode implicar em uma violação de diversos anos.
“É engraçado que Christian diga isso, porque faz semanas e meses que eles estão sendo investigados, então talvez ele não fale com o seu CFO (Chefe de Finanças).
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“Na verdade, todos fomos investigados diligentemente. Até onde sabemos, há uma equipe em pequena violação que é mais processual, e outra equipe que está fundamentalmente, massivamente ultrapassando e que ainda está sendo analisada. Então isso é um segredo aberto no paddock.”
Quanto a punição que a Mercedes iria achar justo caso, de fato, a Red Bull tenha ultrapassado muito o teto orçamentário, Toto respondeu:
“Acho que existe uma governança muito sólida, que FIA estabeleceu. As equipes receberão um certificado de conformidade e, se você não estiver em conformidade, ele vai para o painel chamado Adjudicação de Limite de Custos com juízes independentes, e eles podem escolher entre essas penalidades, as apropriadas.
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“Mas a parte crucial é que, se você violou em 2021, você violou em 2022. Isso significa que você tem uma vantagem em 2023. Se for verdade que eles formularam um chassi leve este ano, eles podem usá-lo no ano que vem. Portanto, é uma cascata de eventos que podem influenciar todos os três campeonatos.
“É um problema muito grande. Estamos usando peças gastas. Não estamos executando o que gostaríamos de executar, não estamos desenvolvendo o que poderíamos estar desenvolvendo. Despedimos mais de 40 pessoas, que fazem muita falta em nossa organização.
“Foi um projeto enorme e gigantesco fazer o carro, não sei quantos milhões tivemos que reestruturar, reprocessar, para ficar abaixo do limite, e se alguém não estava fazendo isso ou ultrapassando os limites, cada milhão é uma enorme desvantagem.
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“Não cabe a mim julgar, e não é realista para mim, julgar quais seriam as penalidades.
“Os juízes têm todo esse escopo para analisar, mas eu não gostaria de estar na posição deles por causa do impacto que tem ao longo de três anos.
“Nesta fase, ainda é uma avaliação do que está acontecendo.
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“Acho que seria importante ter um certo grau de transparência onde as supostas violações aconteceram, ou as supostas interpretações erradas foram para que possamos avaliar, porque você precisa imaginar – mesmo que seja uma violação menor que pode ser inferior a 5%, você pode gastar US% 7 milhões a mais do que todos os outros.
“Isso significa que, se for uma penalidade leve, estaremos todos ultrapassando esses 5% a mais daqui pra frente.”