O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta segunda-feira (14) que China e Vietnã devem combater juntos a hegemonia e o protecionismo. A declaração foi dada durante uma reunião do líder chinês com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, em Hanói.
“É necessário manter contatos estreitos de alto nível, fortalecer a comunicação estratégica e combater conjuntamente a hegemonia, o unilateralismo e o protecionismo”, disse o presidente chinês.
Xi observou que a Pequim e o Hanói devem fortalecer a cooperação estratégica e estabelecer uma base política sólida para construir uma comunidade China-Vietnã com um futuro compartilhado. Ele afirmou que ambos os países devem unir forças para se opor à intimidação unilateral e defender o sistema global de livre comércio.
“Tanto a China quanto o Vietnã se beneficiam da globalização econômica, por isso devemos fortalecer a determinação estratégica, opor-nos conjuntamente à intimidação unilateral, defender o sistema global de livre comércio e manter a estabilidade das cadeias de produção e fornecimento”, disse o líder chinês.
Ele acrescentou que, no contexto das relações internacionais, os dois países continuam a “seguir o caminho do desenvolvimento pacífico, aprofundando a cooperação amigável, trazendo assim estabilidade e certeza valiosas ao mundo”.
Xi Jinping chegou ao Vietnã nesta segunda-feira para uma visita de Estado de dois dias. Entre 15 e 18 de abril, o líder chinês também visitará a Malásia e o Camboja.
Fonte: sputniknewsbrasil