Depois de colocar no mercado a Shark, de tamanho médio e construída sobre chassi, a BYD se prepara para ampliar sua linha de picapes com o lançamento de um inédito modelo de porte intermediário. A novidade acaba de ser flagrada em testes na China e não deve demorar para chegar às lojas, uma vez que já circula com carroceria definitiva e detalhes de carro de produção.
Embora não tenha nome conhecido até o momento, a caminhonete já está com passaporte carimbado para chegar ao mercado nacional, conforme apurado por Autoesporte.
Nas imagens, publicadas pelo site Autohome, é possível identificar que a nova picape terá construção do tipo monobloco e parentesco direto com o SUV médio Song Plus. Do ponto de vista do design, a ligação entre os dois modelos fica evidente em detalhes como formato dos faróis e vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por elementos exclusivos.
Já na traseira, a inspiração virá da irmã maior Shark. No flagra, a camuflagem deixa escapar que o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo da picape já vendida no Brasil. Haverá interligação entre as peças através de barra horizontal de LED e a grafia “BYD” estampada na lataria.
Enquanto a Shark adota esquema de chassi de longarinas, a nova picape será construída em estrutura monobloco (a mesma usada em carros de passeio).
A solução vem se tornando comum em caminhonetes intermediárias e já é usada pela Stellantis no Brasil nos modelos Fiat Toro e Ram Rampage, por exemplo.Não por acaso, a dupla produzida em Goiana (PE) será o principal alvo da BYD quando a nova picape estrear no Brasil.
Detalhes técnicos ainda são desconhecidos, mas é certo que a nova picape terá motorização híbrida. A principal aposta recai sobre o conhecido sistema DM-i da BYD, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico associado.
No Song Plus, modelo no qual a picape será baseada, o conjunto entrega 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. O câmbio, chamado e-CVT, tem uma marcha física e preenche as demais relações com o motor elétrico.
Segundo a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a autonomia no modo elétrico é de 68 km. O consumo é de 39,1 km/l na cidade e 30,8 km/l na estrada, sempre com gasolina no tanque (até 60 litros). Resta saber se na picape os números serão os mesmos.
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Fonte: direitonews