“A partir deles assistirem isso aí, lógico, fui convidado, foi mostrado o tema”, diz Juscelino, enfatizando a importância desse intercâmbio cultural e artístico para seu trabalho no Rio de Janeiro.
“A gente começa desde o desenho, com uma certa escala, [para] ver se a escultura não vai ultrapassar o tamanho”. O objetivo é garantir que a movimentação da escultura seja impactante, mas segura. “Quando é muito grande, o movimento ali é muito lento, e acaba não dando o efeito desejado”, explica, destacando a importância de um planejamento meticuloso.
O papel da tecnologia
“Antigamente, era tudo manual, mas agora usamos outros tipos de engrenagens e motores para a pessoa não se cansar tanto ali, puxando aquelas manivelas”, explica.
As mulheres botam quente
“Já há quase 28 anos agora, […] a Amebrais se entendeu como uma possibilidade de estar fazendo uma capacitação voltada para o Carnaval, para esse mercado dentro do Carnaval de entretenimento, de festa, mas muito cultural”, explicou a diretora.
Mas enfrentam dificuldades
Fonte: sputniknewsbrasil