Mais de 130 carros tiveram recall por airbags mortais no Brasil; veja lista


Em um levantamento publicado em janeiro, mostramos que quase 2 milhões de carros rodam no Brasil com airbags defeituosos da Takata que, em caso de acidente, podem se romper e causar ferimentos ou até a morte dos ocupantes. Agora, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), Autoesporte obteve dados de quantos e quais veículos de cada marca foram chamados para trocar as bolsas defeituosas.

Vale lembrar que o escândalo foi descoberto em 2013 com airbags da empresa japonesa Takata, que envolveu centenas de milhões de veículos e provocou dezenas de mortes, algumas delas no Brasil. Mais recentemente, veio à tona que airbags da Autoliv também podem ter o mesmo problema, que consiste na ruptura de um invólucro metálico, projetando fragmentos com força na direção dos ocupantes.

Voltando ao levantamento exclusivo, ao todo, 23 marcas fizeram 112 campanhas para substituição dos airbags frontais. Esses recalls envolvem 6.862.264 veículos, sendo 134 modelos de carros, uma van e uma motocicleta.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Segundo o Ministério da Justiça, responsável pela Secretaria Nacional do Consumidor, 73% das chamadas já foram atendidas, resultando em 4.963.900 de peças substituídas. Solicitamos ao órgão o índice de atendimento por fabricante. Porém, alegando “não dispor de programas ou sistemas específicos para realizar a filtragem e a organização dos dados de atendimento dos recalls”, não enviou o detalhamento por fabricante.

O que recebemos foi uma planilha com todos os veículos envolvidos e o total de unidades convocadas por fabricante.

Também procuramos cada uma das marcas que fizeram recalls por falhas em airbags defeituosos para saber o índice de atendimento de cada uma. Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, Mercedes-Benz, JLR e Via Itália enviaram as informações.

Stellantis, Volkswagen, Ford e Audi disseram que não iriam informar os dados. Renault e Porsche disseram que não têm veículos equipados com airbags da Takata. Por fim, BMW, Chevrolet e Subaru não responderam.

Confira abaixo quais são todos os veículos chamados para recall por falha nos airbags, qual o índice de atendimento das marcas (considerando as que enviaram as informações) e as respostas completas das fabricantes.

A lista foi organizada de acordo com a quantidade de veículos convocados. Nessa lógica, Toyota e Honda aparecem nas primeiras colocações. As japonesas foram as maiores envolvidas no escândalo da Takata, mais de 10 anos atrás. Além delas, a Stellantis, que tem veículos de seis marcas, aparecem com mais de um milhão de unidades chamadas para recall.

Um pouco mais abaixo, Volkswagen e Chevrolet, respectivamente, segunda e terceira colocada no ranking de vendas no Brasil, têm, cada uma, mais de meio milhão de carros envolvidos nas chamadas.

O que diz a marca?

“Globalmente, a Toyota realiza inúmeras ações para informar os proprietários de veículos envolvidos em campanhas de recall de airbags sobre a importância de procurar uma concessionária e realizar o serviço. Especificamente no Brasil, nossas taxas de reparo estão em 93%”.

O que diz a marca?

“No Brasil, 943 mil veículos foram fabricados com os airbags da Takata (1.611.187 milhões de insufladores de airbags Takata a serem substituídos, considerando o lado do motorista e/ou passageiro). Desse total, 861.617 veículos já foram submetidos ao conserto, com 1.408.017 insufladores de airbags Takata já reparados.

Adicionalmente, foram identificados 72.876 insufladores em veículos já sucateados, fora de circulação e temporariamente indisponíveis para reparo, como veículos furtados/roubados, o que totaliza um índice de atendimento de 91,91%. Ainda existem 81.383 automóveis que permanecem com recall pendente”.

O que diz a marca?

“A Stellantis informa que os dados relacionados às campanhas de recall, tais como percentual de atendimento e total de veículos envolvidos, por determinação legal, são disponibilizados periodicamente ao Ministério da Justiça. A Stellantis reforça que está totalmente preparada para atender as campanhas de recall dos airbags Takata e que trabalha continuamente com seus parceiros no intuito de assegurar a rápida execução dos serviços nos veículos dos consumidores. Para obtenção de informações sobre as campanhas, os clientes podem procurar a rede de Concessionárias ou a central de atendimento da marca de seu veículo”.

O que diz a marca?

“A Volkswagen do Brasil informa que as campanhas de recall relacionadas aos airbags Takata são realizadas em ondas para melhor atendimento dos clientes. A marca ainda reforça que cumpre com as obrigações legais relativas à publicação das campanhas de recall em diferentes tipos de mídias (Rádio, Youtube e Jornais), bem como realiza envios periódicos de cartas e e-mails aos consumidores afetados. A Volkswagen mantém o seu forte compromisso com a qualidade dos seus produtos e segurança de seus clientes”.

O que diz a marca?

Não respondeu.

O que diz a marca?

A Nissan afirma que há cerca de 340 mil veículos envolvidos em recalls e que o índice de comparecimento é de 81%.

O que diz a marca?

“Observamos diariamente um volume significativo de serviços em nossos concessionários, com o agendamento e reparo dos veículos conforme o esperado. Estamos monitorando constantemente esse processo e aplicando estratégias para garantir que todos os veículos envolvidos nessas campanhas sejam atendidos e reparados o mais breve possível. Nosso compromisso é com a segurança e a satisfação de todos os clientes”.

O que diz a marca?

Não respondeu.

O que diz a marca?

A Mercedes-Benz afirma que há 73 mil veículos envolvidos em recalls e que o índice de comparecimento é de quase 50%.

O que diz a marca?

A Mitsubishi afirma que há 67.777 veículos envolvidos em recalls e que o índice de comparecimento é de 84%.

O que diz a marca?

“Não há carros da Renault com esses airbags que tiveram recall.”

Nota do editor: os airbags da Renault não são produzidos pela Takata, mas sim pela Autoliv.

O que diz a marca?

“Infelizmente não temos esses dados para divulgação externa.”

O que diz a marca?

Não respondeu.

O que diz a marca?

“A JLR reforça seu compromisso com a segurança e afirma que realizou todos os esforços proativos para contatar 100% dos clientes afetados. As instruções para o recall e canais de atendimento estão disponíveis em: https://www.landrover.com.br/ownership/recall/index.html“.

O que diz a marca?

“A Porsche Brasil não possui nenhuma campanha de recall que tenha como objetivo reparar ou substituir airbags fabricados pela Takata. Essa informação foi também prestada ao Ministério da Justiça no dia 28.11.2023, em resposta ao questionamento sobre eventuais campanhas envolvendo tais airbags”.

Nota do editor: assim como a Renault, os airbags da Porsche não são produzidos pela Takata, mas sim pela Autoliv.

O que diz a marca?

Nota do editor: O único exemplar da Ferrari convocado para recall em 2015 teve a peça substituída no mesmo ano.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Caoa Chery Tiggo 2: os problemas e defeitos mais comuns do SUV
Próxima Apenas 5 pessoas com Síndrome de Down têm CNH no Brasil