A McLaren surpreendeu ao implementar ordens de equipe já no GP da Austrália, algo que evitou em 2024, quando poderia ter ajudado Lando Norris na disputa pelo título. Durante a primeira corrida da temporada 2025, a equipe instruiu seus pilotos a manterem posições em um momento crucial da prova.
A decisão ocorreu quando Oscar Piastri se aproximou de Norris, líder da corrida, após a metade da prova. A equipe comunicou a ambos que deveriam segurar suas posições, reforçando a ordem na volta 29, enquanto ultrapassavam retardatários, incluindo os dois carros da Haas. Com os McLarens se aproximando de Oliver Bearman e Esteban Ocon, o rádio da equipe indicou que a ordem valeria até que completassem a transição para pista seca. Piastri, no entanto, questionou se a restrição ainda estava ativa após ultrapassarem os dois carros da Haas, mas foi informado que o comando permanecia.
Na volta seguinte, enquanto Norris tentava abrir vantagem, Piastri cometeu um erro na curva 6, saindo brevemente da pista. Foi então que a equipe informou que a ordem havia sido suspensa, mas pouco depois o australiano voltou a errar no mesmo ponto, perdendo contato com o companheiro de equipe.
O CEO da McLaren, Zak Brown, garantiu que a equipe não interferiu diretamente na disputa entre seus pilotos, mas admitiu que ficou aliviado quando Piastri cometeu o erro que o distanciou de Norris. “Foi apenas um ‘segurem as posições’ enquanto estávamos passando pelos retardatários, apenas para garantir que ambos pudessem ultrapassá-los sem problemas”, disse Brown ao Channel 4. “Eles estavam livres para correr. Quando ultrapassamos, Oscar colocou uma roda na brita e eu pensei: ‘ufa, agora eles não estão tão perto um do outro’. Eles podiam competir, mas eu sabia que roeria as unhas até o fim da corrida.”
Logo após esse momento, Fernando Alonso bateu e provocou a entrada do Safety Car, o que mudou completamente o rumo da corrida. Após o reinício, a chuva voltou a cair, e Piastri perdeu o controle enquanto perseguia Norris, comprometendo suas chances de lutar pela vitória.
A insatisfação de Piastri com a ordem de equipe foi compreensível, especialmente porque a McLaren manteve a instrução mesmo após os carros da Haas serem ultrapassados. O que não ficou claro foi como a equipe justificou a necessidade da restrição por tanto tempo. Caso Piastri voltasse a se aproximar de Norris dentro da zona de DRS, a McLaren voltaria a intervir? A equipe ligaria e desligaria a ordem conforme os retardatários aparecessem?
As próximas corridas devem revelar como a McLaren pretende lidar com a disputa interna entre seus pilotos e se será capaz de manter um equilíbrio delicado entre dois competidores rápidos e um carro que pode lutar pelo título da Fórmula 1.
Fonte: f1mania