A controvérsia em torno das asas traseiras flexíveis na Fórmula 1 está longe de terminar, com a FIA anunciando novas mudanças nas regras. Apenas um dia após o GP da Austrália, o órgão regulador do automobilismo anunciou que novas alterações nas regras serão introduzidas, já no GP da China no próximo final de semana.
Essa medida diz respeito a uma nova diretiva técnica contra o ‘mini-DRS’, um tópico importante na categoria máxima do automobilismo. Uma nova diretiva técnica já para o GP da China, foi anunciada, antes de uma nova mudança para o GP do Japão.
A tolerância atual de 2mm nos testes de movimento da asa traseira, será reduzida para 0,5mm a partir da corrida no Japão. Para o Grande Prêmio da China deste próximo fim de semana, embora a nova tolerância esteja em vigor, devido ao curto prazo da decisão, uma discrepância adicional de 0,25mm também será permitida.
Essas novidades foram anunciadas pela FIA nesta segunda-feira (17), mas apesar disso, todos os carros passaram nos testes de flexibilidade da asa traseira em Melbourne.
A McLaren, em particular, causou polêmica na abertura da temporada, devido a uma lacuna relativamente grande entre a parte superior de sua asa traseira e o flap inferior. Segundo informações, ao usar uma asa traseira flexível em todo o seu potencial, a vantagem pode chegar a três ou quatro décimos por volta. Uma asa traseira flexível também permite que uma equipe configure seus carros com mais downforce. Isso também ajuda a fazer curvas melhores, a manter uma boa velocidade máxima e sofrer menos desgaste dos pneus.
Já as regras mais rigorosas introduzidas pela FIA, parecem ser uma grande vantagem para Max Verstappen e a Red Bull Racing. Verstappen teve dificuldades para acompanhar os carros da McLaren durante a corrida de abertura da temporada 2025, especialmente quando seus pneus intermediários começaram a se desgastar rapidamente após apenas oito voltas. Quanto à McLaren, a equipe conseguiu continuar forçando na velocidade máxima, enquanto o ritmo de Verstappen piorava.
A partir deste próximo final de semana na China, a McLaren será forçada a reduzir ainda mais a flexibilidade da asa traseira o que aumentará o desgaste dos pneus, aumentará o desafio de manter a velocidade máxima, mas também reduzirá a velocidade nas curvas. O equilíbrio de um carro também se tornará mais difícil de gerenciar, levantando questões sobre o quanto a nova diretiva técnica impactará a McLaren.
No final das contas, essas novas regras podem acabar beneficiando a Red Bull, que utilizou uma asa traseira menos flexível na Austrália, e dessa forma já operou com seus carros mais próximos das novas regras que entrarão em vigor no próximo fim de semana.
Fonte: f1mania