NASA lança telescópio para estudar as origens do Universo e buscar por água (FOTO)


A NASA lançou um Espectrofotômetro para a História do Universo, Época de Reionização e Explorador de Gelo (SPHEREx, na abreviação em inglês) por um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial Vandenberg na Califórnia para coletar, por dois anos, dados sobre mais de 450 milhões de galáxias e 100 milhões de estrelas na Via Láctea, criando um mapa tridimensional do cosmos em 102 cores.
A missão visa aprofundar a compreensão da inflação cósmica, a rápida expansão do Universo após o Big Bang há 13,8 bilhões de anos.

© Foto / NASA/JPL-Caltech/BAE SystemsA nave espacial SPHEREx da NASA após concluir os testes ambientais em novembro de 2024 em uma instalação em Boulder, Colorado

A nave espacial SPHEREx da NASA após concluir os testes ambientais em novembro de 2024 em uma instalação em Boulder, Colorado - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2025

A nave espacial SPHEREx da NASA após concluir os testes ambientais em novembro de 2024 em uma instalação em Boulder, Colorado
De acordo com a teoria, o Universo expandiu de menor que um átomo para um trilhão de trilhões de vezes em uma fração de segundo, algo que o pesquisador da NASA, Shawn Domagal-Goldman, afirma que o SPHEREx será capaz de observar em busca de reverberações do Big Bang.
O SPHEREx tirará fotos em todas as direções ao redor da Terra, dividindo a luz de bilhões de fontes cósmicas em seus comprimentos de onda componentes para determinar sua composição e distância. Dentro da Via Láctea, ele buscará reservatórios de água congelada na superfície de grãos de poeira interestelar.
Uma lua gigante aparece diante de um planeta gigante passando por mudanças sazonais nesta visão colorida natural de Titã e Saturno da sonda Cassini da NASA - Sputnik Brasil, 1920, 12.03.2025

Ele procurará água e moléculas congeladas na superfície de grãos de poeira em nuvens moleculares, onde a maior parte da água do universo se forma e habita. Junto com o SPHEREx, será lançada a missão PUNCH da NASA para entender melhor o vento solar.
De acordo com a Reuters, a missão PUNCH envolve quatro satélites que observarão o Sol e seu ambiente, buscando responder como a atmosfera do Sol faz a transição para o vento solar e como esses processos influenciam a Terra e o Sistema Solar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Supernovas violentas podem ter extinto vida na Terra, e não só uma vez, diz astrofísico (IMAGEM)
Próxima Europa declara apoio à Ucrânia, mas não pretende enviar tropas para o terreno, diz mídia