Kia PV5 é a Besta do futuro: elétrica, modular e cheia de truques


Você deve se lembrar da Kia Besta, icônica van da marca sul-coreana que foi vendida no Brasil entre boa parte da década de 1990 e começo dos anos 2000. Ela tem uma sucessora do futuro: trata-se da PV5, nova van elétrica lançada pela fabricante nesta quinta-feira (27) na Europa, em evento do qual Autoesporte participou.

A Kia PV5 será o primeiro produto de uma nova família de vans e utilitários que a marca sul-coreana promete vender em diversos mercados a partir deste ano. Depois dela, virão as irmãs maiores PV7 e PV9. Todas elétricas, modulares e cheias de truques de tecnologia voltadas ao uso em frotas individuais ou empresariais.

Segundo a Kia, a PV5 terá sua produção em série iniciada na Coreia do Sul e na Europa em julho. Sua plataforma se chama E-GMP.S, dedicada a veículos de serviço elétricos. O conjunto motriz é formado por apenas um motor elétrico dianteiro de 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.

As baterias de íons de lítio têm 43,3 kWh de capacidade na versão Cargo, mas podem ser de 51,5 kWh ou 71,2 kWh nas configurações de passageiro, formando uma autonomia de até 400 km no ciclo WLTP. Com uma arquitetura de 400 Volts, a PV5 permitirá a recarga rápida (DC) das baterias entre 10% e 80% em apenas 30 minutos.

E, em uma parceria com a Samsung, a van terá um serviço ativo de IoT (Internet das coisas) que permite transmitir dados em tempo real para gestão da frota sem a necessidade de instalar rastreadores ou outros instrumentos externos. Uma das possibilidades é acompanhar a localização e o consumo das baterias enquanto o veículo se desloca.

Ao mesmo tempo, a carroceria da PV5 é dividida em quatro módulos. As únicas partes fixas são a cabine do motorista e o assoalho, onde ficam localizados o motor e as baterias. Da coluna B para trás, os três módulos centrais e traseiros são customizáveis de acordo com o uso. Assim, a van pode servir para o transporte de passageiros (em configurações de cinco, sete ou oito lugares), carga (chegando a 4.900 litros de volume no compartimento) ou um misto dos dois.

No futuro, a Kia também lançará uma configuração chassi-cabine, para aplicação de baú ou caçamba, e outra com teto mais alto. Há ainda uma adaptação de fábrica criada para facilitar o transporte de cadeirantes.

Outra parceria feita pela Kia para lançar a PV5, com a Uber, prevê que motoristas vinculados ao aplicativo gerenciem suas corridas e usem o navegador GPS de modo nativo na enorme central multimídia de 12,9 polegadas. O mesmo poderá ser feito por taxistas que queiram ter no sistema de infoentretenimento um taxímetro digital, por exemplo.

E, claro, a PV5 é conectada à Internet e permite atualizações por nuvem. Além disso, sua bateria é dotada do sistema V2L, que pode ser usado para recarregar aparelhos eletrônicos, inclusive com o veículo em movimento.

Na Europa, a Kia PV5 terá preços começando em 35 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 210 mil. Para o Brasil, a importadora da marca iniciará estudos em breve para definir se há espaço para a “Besta do futuro” em nosso mercado, o que significa que um possível lançamento não ocorreria antes de 2026 ou até 2027.

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Fonte: direitonews

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