NASA Atualiza novamente Probabilidade de Impacto de Asteroide ‘Devastador’ 


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A NASA fez uma grande atualização sobre o asteroide ‘devastador’ que estava se aproximando da Terra – e a notícia finalmente traz alívio. Após meses de crescentes chances, a agência espacial revelou que o asteroide 2024 YR4 agora possui uma chance insignificante de atingir o planeta em 2032. De acordo com o sistema de monitoramento de impacto Sentry da NASA, as chances do asteroide colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032 são agora de apenas uma em 26.000. Felizmente, isso significa que há 99,9961% de chance de que a rocha espacial passe inofensivamente pela Terra.

A notícia será um alívio para as organizações mundiais de defesa planetária, que estavam se preparando para decidir se o asteroide representava um risco grande o suficiente para justificar uma tentativa de desvio. Antes dessa reavaliação, o 2024 YR4 havia gerado preocupação nas agências espaciais globais quando sua probabilidade de impacto atingiu um pico de uma em 32, ou 3,1%, na semana passada. Como o asteroide mais ‘arriscado’ já detectado, o 2024 YR4 recebeu brevemente uma rara pontuação de três na Escala de Torino, medida para o perigo de Objetos Próximos à Terra (NEOs). Agora, para refletir sua nova probabilidade de impacto, a classificação de Torino do asteroide foi reduzida para zero – isso significa que ele não é mais considerado um perigo para a Terra.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Depois de ser descoberto em dezembro do ano passado, o asteroide 2024 YR4 rapidamente subiu ao topo da lista de objetos espaciais arriscados da NASA e da Agência Espacial Europeia. Os primeiros cálculos de sua órbita mostraram rapidamente que havia uma pequena chance do objeto próximo à Terra (NEO) fazer uma passagem próxima ao planeta na próxima década. Em 27 de janeiro, o 2024 YR4 gerou real preocupação ao se tornar o único asteroide grande com probabilidade de impacto superior a um por cento. A probabilidade de impacto do asteroide continuou a aumentar durante todo fevereiro até atingir um máximo de uma em 32 na semana passada.

Com um diâmetro estimado em 54 metros, um impacto com o 2024 YR4 teria causado sérias devastações. A NASA estima que o 2024 YR4 tem potencial para desencadear uma explosão equivalente a quase oito megatons de TNT – mais de 500 vezes a potência da bomba atômica lançada em Hiroshima. Cientistas sugerem que a detonação poderia ser semelhante à do Asteroide Tunguska, que arrasou 2.150 quilômetros quadrados da floresta siberiana em 1908 – uma área mais de duas vezes o tamanho de Nova York. Caso atingisse uma área populosa, o resultado poderia ser milhões de vítimas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, após atingir seu pico, as chances de impacto caíram drasticamente. Até 21 de fevereiro, a probabilidade de impacto do asteroide caiu para apenas uma em 360, ou 0,28%. Com mais observações realizadas ao longo do fim de semana, a NASA agora reduziu essas chances ainda mais para um 0,0039% extremamente baixo. Com uma nova Classificação de Torino de zero, isso significa que a NASA não considera mais o 2024 YR4 uma ameaça para a Terra. O professor Richard Binzel, cientista planetário do MIT e inventor da Escala de Torino, disse ao MailOnline: ‘A Escala de Torino Zero dá o ”tudo limpo” conforme o rastreamento adicional do caminho orbital do asteroide reduz sua possibilidade de interceptar a Terra a abaixo do limiar de 1 em 1000 estabelecido para rebaixar ao Nível 0.’ Na verdade, o professor Binzel diz que a rápida queda na probabilidade é ‘exatamente o resultado esperado’ para um asteroide como o 2024 YR4.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Assistência por advogados em ações nos tribunais de contas poderá ser obrigatória
Próxima Revista explica como míssil hipersônico Tsirkon pode proporcionar vantagem estratégica à Rússia