Vídeo: Hyundai Creta ou Volkswagen T-Cross, qual é o melhor SUV 1.0 turbo?


Os SUVs representaram quase 50% das vendas de veículos novos em 2024. Nesse cenário, duas peças foram muito importantes no mercado brasileiro. O Volkswagen T-Cross é uma delas, já que foi o SUV mais vendido do Brasil no ano passado. Mas, no varejo, ou seja, tirando empresas e locadoras da equação, o Hyundai Creta foi o carro mais emplacado no Brasil.

Nada de versão topo de linha, Autoesporte então colocou os dois SUVs frente a frente em um comparativo nas suas opções intermediárias: Creta N Line e T-Cross Comfortline, ambos com motor 1.0 turboflex. Qual é o melhor? Clique no vídeo abaixo!

O Volkswagen T-Cross Comfortline custa R$ 171.490. Já o Hyundai Creta N Line, que tem apelo esportivo no design, custa R$ 187.590. Ou seja, uma diferença de R$ 16 mil.

Fato é que os dois SUVs receberam mudanças em 2024. O utilitário da Volkswagen passou pela sua primeira atualização desde seu lançamento em 2019, perdendo os faróis de neblina e adotando lanternas interligadas por uma barra iluminada.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Já o Creta mudou bastante, mesmo mantendo a plataforma, dando adeus ao visual polêmico para adotar linhas mais modernas. Lembrando que a versão N-Line tem detalhes exclusivos em relação ao restante da linha. E se o design diferencia bastante os dois SUVs compactos, o tamanho se aproxima. Veja a tabela comparativa:

Desempenho e consumo surpreendem nesse comparativo. O Volkswagen T-Cross é equipado com o motor 1.0 turboflex 200 TSI de 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas. Em nossos testes realizados na rota 127 campo de provas, o SUV compacto, com gasolina, acelerou de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. já a velocidade máxima é de 192 km/h.

No Hyundai Creta há um motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, também atrelado a um câmbio automático de seis marchas. Por conta das regras mais rígidas de emissões do Proconve L8, que entrou em vigor em janeiro deste ano, o Creta 1.0 perdeu potência com gasolina, caindo de 120 para 115 cv. Seja como for, em nossos testes, o SUV foi de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos e alcançou uma velocidade máxima de 175 km/h.

Quando o assunto é consumo, o T-Cross disparou na frente fazendo médias de 9,8 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada. Ou seja, números maiores que os do rival da Hyundai, que registrou 9 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.

E o impacto no bolso do consumidor é um ponto de reflexão quando comparamos os dois SUVs. Embora a garantia seja maior para o Hyundai Creta, com 5 anos – para o T-Cross são 3 anos -, o utilitário da Volkswagen se destaca com valores menores de seguro. Em contrapartida, tem o valor das cinco primeiras revisões mais alto: R$ 3.525 (Creta) e R$ 3.892 (T-Cross). Confira o seguro:

Entretanto, o que mais me impressionou foram os valores das cestas de peças. Para quem não sabe, estabelecemos uma lista com itens básicos para troca, como jogo de amortecedores, farol, filtro de ar, entre outros. Para o T-Cross, essa cesta totalizou R$ 10.547,58, enquanto para o Creta ficou em (chocantes) R$ 21.402,51. Ou seja, uma diferença de mais de R$ 10 mil.

No vídeo, você confere os pontos fortes de cada SUV compacto, levando em consideração, ainda, lista de equipamentos, acabamento interno e desempenho. Portanto, vá em nosso canal do Youtube para conferir qual modelo, Volkswagen T-Cross Comfortline ou Hyundai Creta N-Line, é o melhor SUV 1.0 turboflex.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores PJe recebe ferramenta de inteligência artificial que interage com o inteiro teor do processo; conheça o PJeIA
Próxima Maria Ribeiro é assaltada em SP e sofre prejuízo de R$ 30 mil: “Me sinto desprotegida”