A Honda já confirmou que reforçará sua presença no segmento de SUVs compactos no Brasil com o retorno do WR-V. O modelo foi vendido por aqui até 2022, na primeira geração, e voltará ao portfólio com design, mecânica e pacote tecnológico completamente reformulados. O lançamento acontecerá ainda em 2025 e terá papel estratégico no plano de investimentos de R$ 4,2 bilhões que será implementado até 2030.
Não por acaso, o WR-V será a maior novidade da Honda no Brasil neste ano. O modelo ampliará a oferta de SUVs da marca no país, já composta do HR-V, ZR-V e CR-V, e será pioneiro na oferta de tecnologias de eletrificação pensadas pela marca para o nosso mercado. Pensando nisso, Autoesporte reuniu abaixo as principais informações já conhecidas sobre o modelo.
A nova geração do WR-V que teremos no Brasil será o mesmo carro vendido na Índia como Elevate. A confirmação veio depois que protótipos foram flagrados em testes nos arredores de Palmas (TO) no final do ano passado. O design segue caminho próprio e não guarda nenhum tipo de relação com o Fit, como acontecia na geração passada. Destaque para a carroceria com linhas planas, teto alto e frente com elementos retangulares para gerar sensação de imponência.
Ao todo, o WR-V tem 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. Além disso, acomoda 458 litros de bagagem no porta-malas e possui 22 cm de altura livre do solo. O modelo anterior, para efeito de comparação, contava com 4,06 m, 1,73 m, 1,59 m e 2,55 m, respectivamente, e levava 363 litros no bagageiro. Na prática, a nova linhagem leva a melhor em todas as medidas.
O painel terá basicamente o mesmo design do variante indiana, incluindo equipamentos como multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, painel de instrumentos parcialmente digital com tela de 7 polegadas, carregamento sem fio para smartphones, integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e câmera de estacionamento traseira.
No Japão, onde também é vendido, o WR-V é ainda mais completo e conta com sistema de frenagem de mitigação de colisão, aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, assistência de manutenção de faixa, aviso de saída de estrada e assistência automática de farol alto. O pacote para o Brasil ainda é segredo.
Quando chegar ao mercado, o novo WR-V será posicionado na base de SUVs da Honda no Brasil e, portanto, ficará abaixo do HR-V. Autoesporte apurou que os preços ficarão entre R$ 120 mil e R$ 150 mil, fazendo a ponte entre as versões mais baratas do City e as opções de acesso do HR-V. Dentro dessa faixa, a Honda espera fazer bons volumes de vendas e disputar espaço no segmento com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.
O andar de cima continuará sendo ocupado pelo HR-V, que hoje custa entre R$ 156.100 e R$ 204.200 e tem os modelos Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta como rivais mais diretos.
Sob o capô, o WR-V terá o mesmo motor 1.5 flex aspirado de quatro cilindros e injeção direta que equipa os carros nacionais da Honda (leia-se City, City Hatch e HR-V). O propulsor entrega 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, sendo sempre acoplado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas.
Em um segundo momento, este mesmo motor será eletrificado e passará a ser usado na inédita variante híbrida flex do WR-V. O modelo HEV chegará ao mercado por volta de 2027 e será o primeiro da Honda produzido no Brasil com a tecnologia.
O lançamento do novo WR-V no Brasil está programado para acontecer no segundo semestre deste ano. A data específica ainda não foi revelada, mas há grandes chances de a estreia coincidir com a abertura do Salão do Automóvel, que voltará a ser realizado após hiato de sete anos. A mostra acontecerá entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.
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Fonte: direitonews