Os resultados são a mais recente evidência que indica a existência desse oceano hipotético, chamado Deuteronilus, há cerca de 3,5 bilhões a 4 bilhões de anos, uma época em que Marte – agora frio e descampado – possuía uma atmosfera mais densa e um clima mais quente, detalha China Daily.
O radar de penetração no solo do rover, que transmite ondas de rádio de alta frequência para dentro do solo e reflete as características subterrâneas, efetuou sondagem até 80 metros abaixo da superfície.
Nas imagens do radar há cerca de 10-35 metros de camadas grossas de material subterrâneo com propriedades semelhantes à areia, todas as partículas inclinadas na mesma direção e em um ângulo semelhante ao das praias da Terra logo abaixo da água onde o mar se encontra com a terra.
Ground penetrating radar data from #Zhurong Mars rover has revealed underground features consistent with beaches on the Red Planet: https://t.co/uJiokRshLw pic.twitter.com/feWvMZz1mm
— Austr. Space Forum (@oewf) February 25, 2025
Dados de radar de penetração no solo do rover Zhurong em Marte revelaram no Planeta Vermelho características subterrâneas consistentes com as praias.
“A superfície marciana mudou drasticamente ao longo de 3,5 bilhões de anos, mas, usando o radar de penetração no solo, encontramos evidências diretas de depósitos costeiros que não eram visíveis da superfície”, disse o cientista planetário da Universidade de Guangzhou, Hai Liu.
Na Terra, os sedimentos de praia deste tamanho teriam precisado de milhões de anos para se formar, disseram os pesquisadores, sugerindo que em Marte havia um corpo de água grande e longevo com ação das ondas que distribuía sedimentos transportados a ele por rios que fluíam das terras altas próximas.
“As praias teriam sido formadas por processos semelhantes aos da Terra – ondas e marés”, disse Liu, um dos líderes do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Os pesquisadores descartaram outras possíveis explicações para as estruturas detectadas por Zhurong.
O rover explorou a parte sul de Utopia Planitia, uma grande planície no hemisfério norte de Marte.
Fonte: sputniknewsbrasil