Chanceler da Eslováquia diz que encontro em Paris sobre a Ucrânia devia se chamar ‘amigos da guerra’


“Hoje, em Paris, está acontecendo um encontro dos ‘amigos da guerra’, razão pela qual falei por telefone com o presidente do Conselho Europeu, António Costa. Eu disse abertamente a ele que a Eslováquia não tem lugar nessas reuniões belicistas, pois, como representante da Eslováquia no Conselho Europeu, tenho constantemente apresentado uma visão diferente sobre o conflito, destacando a necessidade da paz e do fim imediato do massacre na Ucrânia”, declarou Fico.

Para o primeiro-ministro, essas reuniões informais são reflexo da “excessiva inquietação” da União Europeia em um momento em que seria necessário convocar uma cúpula oficial com todos os países do bloco e reconhecer que “o mundo em fevereiro de 2025 é completamente diferente do de dezembro de 2024”.
Na segunda (17), por iniciativa do presidente francês Emmanuel Macron, ocorreu em Paris uma cúpula informal com diversos líderes europeus para discutir a situação na Ucrânia e a segurança na Europa, em meio ao início das negociações entre Rússia e EUA. O encontro terminou sem declarações finais.
Macron, organizador da reunião, não falou com a imprensa, e o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou a jornalistas que nenhuma decisão foi tomada no evento. Ontem (19), foi realizada uma segunda reunião, com a participação do Canadá e de países europeus que não estiveram presentes na primeira cúpula, a qual também não trouxe resultados significativos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Voo da Azul declara emergência por falta de combustível após tentativas frustradas de pouso
Próxima Moraes retira sigilo de vídeos da delação de Mauro Cid sobre suposta tentativa de golpe