Kia Tasman já está a caminho do Brasil e pode ser lançada ainda em 2025


Tão logo a Kia Tasman foi apresentada, em outubro do ano passado, o grupo Gandini, responsável pela operação da marca sul-coreana no Brasil, confirmou que a picape média seria vendida por aqui. O site Autos Segredos foi além, e cravou que haveria produção da caminhonete na fábrica da Nordex, no Uruguai, viabilizando a chegada em melhores condições comerciais.

Agora, podemos afirmar que a Tasman está um passo mais perto de ser lançada no Brasil. Autoesporte apurou que uma unidade já foi embarcada da Coreia e está a caminho de Itú (SP), sede da Kia, para os trâmites de homologação.

A complexidade de adaptar a linha de produção para que a montagem em série tenha início na unidade da Nordex torna o lançamento distante, mas há expectativa de que ele possa acontecer ainda em 2025. Vale lembrar que a fábrica uruguaia já faz picapes. A Fiat Titano (que terá a produção transferida para a vizinha argentina) é um exemplo.

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Entre as duas motorizações disponíveis no exterior, a Kia optou pela mais segura para uma picape média. A Tasman será vendida no Brasil com motor 2.2 turbodiesel de 210 cv de potência e 45 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas, e a tração, integral. Com esse conjunto, ficará na mesma faixa de potência da maior parte das futuras concorrentes, como Toyota Hilux (204 cv), Chevrolet S10 (207 cv) e Mitsubishi Triton (200 cv).

Ainda não há estimativa de preços ou níveis de equipamentos para a Tasman no Brasil. Mas é possível esperar que a caminhonete vá concorrer com modelos menos voltados ao trabalho, como Jeep Gladiator e, eventualmente, BYD Shark.

O grande chamariz da Tasman é seu apelo aventureiro. A picape estreia grandes caixas de rodas, uma dianteira robusta marcada por ângulos retos e grade frontal protuberante. Os faróis de LED são projetados em direção à lateral, passando a impressão de que são ainda maiores.

Na traseira, conforme antecipado em teasers e flagras, a picape traz o logotipo da Kia projetado em relevo, aplicado diretamente sobre a chapa da tampa da caçamba. O mesmo recurso foi usado na Ranger de última geração, assim como a adição de uma pequena soleira para apoiar o pé e facilitar o acesso à carga.

O interior da Tasman aposta no futurismo, oferecendo duas telas integradas para painel de instrumentos e central multimídia. O grande volante remete aos carros da Land Rover por conta do formato quadrado. Já o console central traz um grande porta-objetos e espaços para copos.

A Tasman tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba, por sua vez, tem 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade. Nela, o volume é de 1.173 litros. Já a capacidade de reboque é de 3.500 kg e a de carga útil varia entre 1.017 e 1.145 kg.

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Fonte: direitonews

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